Cartórios eleitorais ampliam horário de atendimento para cadastro biométrico

- PUBLICIDADE -

O horário de atendimento dos cartórios eleitorais de Guarulhos foi ampliado em três horas para facilitar o cadastramento biométrico dos eleitores, que é obrigatório desde o mês de julho. Agora, os cartórios abrem funcionam das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira. A mudança entrou em vigor nesta segunda-feira (2).

Até o momento, quase 417 mil eleitores já cadastraram os seus dados, o que representa 46% do total de 904 mil eleitores. No entanto, apenas 16 mil eleitores foram atendidos no mês de setembro, o que retrata a baixa adesão do cadastramento no município até agora. O HOJE apurou que os cartórios atendem em média cerca de 300 eleitores por dia.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) recomenda o comparecimento do eleitor o quanto antes para evitar a formação de filas no final do prazo, em 23 de março de 2018. Os eleitores que já realizaram o procedimento não estão obrigados a comparecer.

Os eleitores que não comparecerem terão o título cancelado, o que impede a pratica de certos atos da vida civil, como obter passaporte e CPF, matricular-se em estabelecimento de ensino oficial, tomar posse em cargo público, participar de concorrência pública e obter empréstimo em bancos públicos. Para realizar o cadastramento biométrico, o eleitor precisa levar ao cartório comprovante de endereço recente e documento oficial com foto.

Antônio Boaventura
[email protected]

Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -