EMTU aplica mais de duas mil multas em lotações por excesso de passageiro

- PUBLICIDADE -

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) aplicou 2.378 multas a lotações de Guarulhos, Mairiporã, Arujá e Santa Isabel, devido à infração de transportar passageiros além do permitido. Já em relação ao não cumprimento das determinações emitidas pela empresa, como resoluções, normas e portarias, foram aplicadas 913 multas na região.

Segundo a EMTU, a quantidade total de multas aplicadas somente nessas quatro cidades do período de janeiro a setembro deste ano, o número chega a 4.617 multas em 106 lotações da empresa Reserva Técnica Operacional (RTO). A capacidade das lotações são 20 pessoas sentadas, não podendo circular nenhum veículo com algum passageiro em pé.

Além do desconforto com a lotação cheia de passageiros, há também o risco das pessoas passarem mal no veículo, e até o medo de ir em pé por conta de acidentes. Somente em Guarulhos, em menos de um mês dois acidentes dois acidentes envolvendo vans da EMTU deixaram ao todo 23 pessoas feridas.

O primeiro acidente ocorreu no dia 17 de agosto, no bairro do Jardim Presidente Dutra, quando uma van que realizava o trajeto entre o bairro do Inocoop até a estação Armênia, colidiu com um poste, deixando 11 pessoas feridas, entre elas uma idosa. Já a segunda ocorrência, foi no dia 28 de agosto, quando uma lotação que estava com 25 passageiros, capotou na rodovia Presidente Dutra e deixou 12 pessoas feridas. No novo edital de licitação aberto no mês de setembro para o transporte metropolitano, que prevê Wi-Fi e até ar-condicionado nos ônibus, não está previsto o serviço de lotações e o prazo para a concessão será de 15 anos.

Reportagem: Ulisses Carvalho
[email protected]
Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -