Prova Brasil avalia mais de 10 mil alunos da Rede Municipal


Mais de dez mil estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Guarulhos vão realizar, entre os dias 23 de outubro e 3 de novembro, a Prova Brasil 2017, instrumento que faz parte do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

A atividade objetiva avaliar os conhecimentos em Língua Portuguesa e Matemática, e vai ser aplicada em 88 escolas, somente para as turmas dos 5º anos do Ensino Fundamental. O resultado do desempenho é um dos elementos que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), calculado por escola.

Em 2015, a Rede Municipal alcançou a nota de 6.0, superando a projeção de 5.8 estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC) para o ano de 2017, resultado que aproximou do índice projetado para 2019, que é de 6.1.

Sistema nacional de avaliação

De acordo com o MEC, a prova tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro, a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

A Prova Brasil é um dos dois elementos que compõem o Ideb, cujo cálculo é feito a partir de resultados da prova e informações sobre a aprovação ou repetência dos estudantes. Essa prova faz parte da Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb), uma das três avaliações que integram o Saeb.

Imagem: Maurício Burim / Arquivo Secel

- PUBLICIDADE -