Saae reduz em 35% a utilização da água de reuso neste ano

- PUBLICIDADE -

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) reduziu neste ano a utilização da água de reuso para as mais variadas finalidades em 35%. No ano passado, a autarquia reutilizou quase 39 mil metros cúbicos do insumo impróprio para consumo humano contra pouco mais de 19 mil metros cúbicos nos primeiros nove meses deste ano.

De acordo com informações fornecidas pela própria autarquia responsável pelo abastecimento de Guarulhos, em 2016 a média mensal de reutilização da água foi de 3,2 mil metros cúbicos. Em contrapartida, nos nove meses deste ano a média atingida foi de 2,1 mil metros cúbicos.
A água de reuso é produzida na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) São João. Sua utilização se dá na lavagem das vias que recebem feiras-livres, jardinagem, molhar ruas de terra em obras, desobstrução de rede de esgoto, além de atendimentos comerciais.

O Saae também comercializa a água de reuso. Pouco mais de 20% desta produção é destinada para comercialização. O valor para compra de água de reuso, para cada metro cúbico, é de R$ 0,99 para retirada pelo próprio usuário na ETE. Quando houver fornecimento pelo Saae, é incluído no valor o custo do transporte.

Antônio Boaventura

[email protected]

Foto: Ivanildo Porto

 

- PUBLICIDADE -