Obras de futuras unidades do CEU passam por vistoria técnica e continuam sem prazo para inauguração

- PUBLICIDADE -

A expansão do Centro Educacional Unificado (CEU) permanece indefinida. A continuidade das obras de três unidades – Bonsucesso, Continental e Parque São Domingos –, depende da conclusão de análises que estão em andamento. Dentre os processos aguardados, está a perícia técnica de órgãos da União, que realizou investimentos nestas obras.
No entanto, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel), não revelou qualquer prazo de entrega dos empreendimentos.

O caso mais emblemático é o da unidade que está localizada na região de Bonsucesso. Com obras iniciadas em 2013, o projeto foi orçado naquela época em R$ 41 milhões, porém, o valor atual passou a ser de R$ 43 milhões.
O equipamento, juntamente com o CEU Continental, recebeu a Certificação do Processo Aqua – Construção Sustentável, da Fundação Vanzolini. O Continental devido ao projeto sustentável que, dentre outros, reaproveita na obra todos os resíduos que foram produzidos; e o Bonsucesso pela proposta inovadora que unirá a escola básica, o lazer e a educação ambiental em um único empreendimento.

O CEU São Domingos também segue com obras sendo executadas pela Progresso e Desenvolvimento Guarulhos S/A (Proguaru).
Outro CEU que também está em obras é o Itapegica. Segundo a administração municipal as intervenções dessa unidade estão em andamento e devem ser entregues até o final deste ano.

Investimento – Com relação ao investimento do orçamento em Educação, a prefeitura informou que serão empregados 26%. Os projetos e as obras em andamento cumpriram o previsto pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) da execução orçamentária prevista para o município de Guarulhos no ano de 2017.

Antônio Boaventura
[email protected]
Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -