Detran discute parcerias com municípios da Região Metropolitana

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) realizou nesta segunda-feira (30), na capital, o Encontro Detran.SP de Prefeitos – Superintendência da Região Metropolitana.

Participaram do evento, no auditório da sede administrativa do Detran.SP,  23 representantes dos 34 municípios que compõem a superintendência.

No encontro, o diretor-presidente do Detran.SP, Maxwell Vieira, apresentou os conceitos e as diretrizes do novo modelo de atuação do órgão e as possíveis parcerias com os municípios.

Desde 2011, o departamento vem passando por uma grande transformação física e administrativa. Atualmente, das 651 unidades e seções em todo o Estado, 383 já foram modernizadas. Na área da Superintendência da Região Metropolitana, 22 postos já adotaram o novo padrão de atendimento, que conta, entre outros pontos, com infraestrutura adequada, comunicação visual facilitadora, funcionários treinados nos serviços de trânsito, atendimento por senha e pagamento de taxas com cartão de débito. Em média, o novo sistema tem a aprovação de 96% dos usuários no Estado.

Além de estreitar laços, o diálogo com os municípios teve como objetivo dar continuidade à remodelação do órgão por meio de convênios com os municípios para reformulação das unidades de trânsito locais.

Outro ponto importante abordado foram as parcerias que o Detran.SP pode realizar com as prefeituras em questões como pátios de veículos e educação para o trânsito.

“O foco do Novo Detran.SP é prestar um atendimento com rapidez, eficácia e qualidade ao cidadão e reduzir os acidentes e as mortes no trânsito. Os municípios podem ser grandes parceiros nesses pontos. Podemos fazer um grande trabalho conjunto que aprimore os serviços e ajude a salvar vidas no trânsito”, afirma Maxwell.

O encontro da Região Metropolitana foi o 12º realizado pelo Detran.SP neste ano. Ao todo, serão 19 reuniões ao longo deste ano, uma para cada superintendência regional (com exceção da capital).