Outubro Rosa realiza mais de 21 mil consultas e exames em Guarulhos


Em Guarulhos, mais de 21 mil mulheres passaram por consultas ginecológicas e realizaram exames de prevenção do câncer de mama, de útero e para detecção de HIV, sífilis e hepatites, durante a programação do Outubro Rosa, mês dedicado à saúde feminina. A iniciativa mobilizou todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), hospitais públicos e algumas instituições privadas que, por meio de uma parceria celebrada com a Secretaria de Saúde, ofertaram mamografias gratuitas a usuárias do SUS.

Além disso, o Outubro Rosa na cidade contou com uma campanha de arrecadação de lenços para mulheres com câncer, que disponibilizou caixas coletoras em UBS, com o slogan: “Nem todas as princesas usam coroas, algumas usam lenço”. O resultado da foi a coleta de cerca de 800 peças, a maioria delas doada ao Hospital Geral de Guarulhos (HGG), referência para o tratamento da doença na cidade.

Além de consultas médicas, ampliação da oferta de exames e das contribuições de lenços, a programação do Outubro Rosa em Guarulhos também contou com atividades educativas, de lazer e voltadas à autoestima, com caminhadas; aulas de pilates, zumba e dança; consultorias de beleza, com corte de cabelo, penteado, maquiagem, design de sobrancelhas e esmaltação de unhas; sessão de drenagem linfática; oficinas artísticas e de alimentação saudável.

Outro destaque da programação foi a vovó Palmirinha, uma das figuras mais carismáticas da televisão brasileira, que esteve na cidade para participar de um chá da tarde com cerca de 200 idosos assistidos pelo Centro de Referência à Saúde do Idoso (Ceresi) e pelas Unidades Básicas de Saúde. O mês dedicado à saúde da mulher teve seu encerramento com a 2ª Corrida e Caminhada contra o Câncer de Mama, que reuniu mais de 3 mil pessoas no Bosque Maia, no último dia 29.

- PUBLICIDADE -