Arteris apresenta estudos para implantação de novos radares na Fernão Dias

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A Arteris, concessionária responsável pela rodovia Fernão Dias, realizou estudos com o objetivo de viabilizar a instalação de novos pontos de radares na rodovia. Segundo a empresa, o projeto foi elaborado e apresentado para a agência reguladora, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Desde maio de 2015, o trecho da BR-381 possui 19 pontos de radares em funcionamento, sendo seis no trecho paulista e 13 na parte que corresponde a Minas Gerais. Todo este montante está previsto no contrato de concessão, e para a implantação dos novos equipamentos, é necessário que a concessionária aguarde a inclusão dos novos dispositivos no contrato.

Embora aguarde a definição da ANTT, a concessionária revelou que o estudo apresenta apenas a viabilidade da instalação, não tendo neste momento local ou quantidade definida. Além de São Paulo, outros 29 radares estão instalados no trecho de Minas Gerais, do km 483 ao 923.
A rodovia possui 570 km de extensão, e os principais municípios que tem acesso a Fernão Dias são Guarulhos, São Paulo, Atibaia, Bragança Paulista, Mairiporã, Vargem, além das cidades mineiras de Extrema, Itapeva, Pouso Alegre, Campanha, Itaguara e entre outras.

Dutra e Ayrton Senna não tem projetos para novos radares

As rodovias Presidente Dutra e Ayrton Senna não tem projetos para a instalação de novos radares nos trechos. A CCR Nova Dutra, concessionária responsável, afirmou que os radares fixos estão instalados na via desde 2008, lembrando que atualmente a Dutra conta com 58 sistemas fixos de controle de velocidade. Já a Ayrton Senna, cujo a concessionária responsável pela administração da via é a Ecopistas, afirmou que no corredor com a rodovia Carvalho Pinto há 15 pontos homologados de radares fixos, além de quatro pontos de equipamentos estáticos.

Reportagem: Ulisses Carvalho
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