Guarulhos participa de congresso referência de cidades inteligentes

- PUBLICIDADE -

O secretário de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação, Rodrigo Barros, representa o prefeito Guti (PSB) no Smart City Expo World Congress (SCEWC), congresso internacional referência de cidades inteligentes que acontece em Barcelona entre os dias 14 e 16 deste mês. Entre as pautas principais do evento estão o empoderamento das cidades e dos munícipes por meio da participação ativa e reflexão crítica.

A edição deste ano do SCEWC terá a participação de 700 cidades, como Atlanta, Berlin, Montevidéu e Nova Iorque, e contará com 420 palestrantes que falarão sobre governança, segurança, economia, mobilidade, sustentabilidade e tecnologia.

“A vida do Brasil acontece nas cidades e, por conta disso, as cidades precisam interagir e colaborar para construir um país melhor. Para atingir esse e outros objetivos fundamentais, líderes do setor público e privado estão se voltando para tecnologias digitais inovadoras com o objetivo de transformar as comunidades em cidades inteligentes que oferecem melhores resultados a todos. Estar aqui representa colocar Guarulhos na vanguarda desta transformação”, afirmou Rodrigo Barros.

Em Barcelona, Barros e uma comitiva composta por 11 prefeitos de cidades brasileiras visitaram o 22@, um distrito inovador que oferece espaços modernos para atividades do conhecimento e também propõe um novo modelo de cidade que responde aos desafios colocados pela sociedade local.
A agenda continuou com a visita à Barcelona Activa, organização responsável pela promoção da política econômica e do desenvolvimento local, e uma discussão em Foment del Treball Nacional, uma federação que representa empreendedores e a industria catalã desde 1771. No local, a embaixadora do Brasil na Espanha, Elisa Berenguer, participou de diálogo sobre a difusão do conhecimento e da educação para futuros empresários.

Já os ex-prefeitos de Barcelona Jordi Hereu (2006/2011) e Xavier Trias (2011/2015) abordaram o tema Smart City e apresentaram iniciativas que transformaram Barcelona em uma das principais referências de cidades inteligentes no mundo.

PREFEITOS – Estão na comitiva brasileira o secretário de Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação, Rodrigo Barros, e os prefeitos que fazem parte da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Jonas Donizette (Campinas/SP), Edvaldo Nogueira (Aracaju/SE), Rogério Lins (Osasco/SP), Firmino Filho (Teresina/PI), Carlos Amastha (Palmas/TO), Nelson Marchezan (Porto Alegre/RS), Rui Palmeira (Maceió/AL), Auricchio (São Caetano do Sul/SP), Luciano Rezende (Vitória/ES), Rodrigo Neves (Nitéroi/RJ) e Luiz Carlos Busato (Canoas/RS).

- PUBLICIDADE -