Soluções para fazer os gatos pararem de arranhar os móveis

- PUBLICIDADE -

Gatos invariavelmente gostam de afiar as unhas. Isso se torna um problema quando ele usa a mobília da casa. Arranhar é importante para os gatos por vários fatores: o bichano amola as unhas; é uma forma de ele deixar sinais visuais e olfativos no objeto, demarcando seu território; e é quase um exercício, já que ele alonga e contrai os músculos do ombro, patas e costas. É por isso que os donos não devem reprimir tal ação dos felinos, afinal, é uma atitude normal e muito instintiva. O que pode ser feito é ensiná-los a arranhar no lugar certo.

Para isso, um arranhador é a melhor opção. Existem vários modelos no mercado, basta ver qual combina melhor com o porte do animal. Alguns felinos gostam mais de arranhar na horizontal, outros na vertical, e há ainda os que gostam de mais altura.
É preciso que seja adquirido um que seja do tamanho do animal quando ele estiver esticado e em pé. O objeto tem que ser firme, não amassar e nem entortar com o peso do gato. Depois de comprado, é necessário escolher qual o melhor lugar para colocá-lo. Uma dica é observar quais são os móveis preferidos do animal e colocar o arranhador perto deles.

Impor limites também é uma opção. Muitas pessoas pensam que os felinos não são treináveis como os cachorros. Pode demorar, mas com paciência e dedicação em mostrar a ele o que pode e o que não pode fazer, ele aprenderá.
Se ainda assim o bichano permanecer arranhando os móveis, manter as unhas dele bem aparadas pode ajudar. É uma forma de controlar o crescimento das garras, já que eles só arranham para “lixar” o excesso de crescimento e afiá-las.

- PUBLICIDADE -