Para evitar a ansiedade, professor recomenda realizar simulados e manter o foco na prova


A ansiedade é um sentimento que afeta a grande maioria dos vestibulandos antes de fazer provas. Segundo o psicólogo clínico, Samuel de Oliveira, ele define a emoção como um sofrimento excessivo, seja psíquico ou físico e, muitas vezes, é utilizado como sinônimo de tensão.

De acordo com o profissional, antes de momentos de provas, testes, exames e entrevistas, o incomodo é algo comum, natural e pode ser controlado. “O prejuízo que a emoção pode gerar em nosso desempenho está ligada diretamente a forma que lidamos com ela. Se a ansiedade estiver sob nosso controle, nosso desempenho não será afetado”, disse Oliveira.

No entanto, o psicólogo deu algumas preciosas dicas para lidar com a ansiedade nesses momentos decisivos. Ele afirmou que é fundamental ter se preparado com antecedência, iniciar seus estudos uma ou duas semanas antes das provas, não é se preparar, é, segundo ele, tentar “tapar o sol com a peneira”.
“Uma coisa que auxilia muito na redução da tensão é fazer simulados. Com esta prática o aluno se habitua ao tempo, as perguntas, manuseio dos cadernos… parece uma coisa boba, mas isso pode poupar tempo e gera segurança”, afirmou o psicólogo. Ele ressaltou que na semana do exame, o momento é ideal para reduzir as atividades de estudo e aprendizagem.

Um dia antes da prova, algumas precauções são fundamentais:
– Durma cedo;
– Faça um jantar leve;
– Não pegue em livros durante a noite;
– Não beba;
– Não exagere em exercícios físicos, caminhadas e alimentação.

No dia do exame:

– Acorde tranquilo;
– Alimente-se de maneira leve, porém desde que se sinta satisfeito;
– Chegue ao local com 30 minutos de antecedência;
– Fundamental que já tenha feito o trajeto anteriormente;
– Leve água e coisas leves para ingerir ao longo da prova.
– Na sala que fará sua prova, foque em outras coisas; procure desviar sua atenção para boas situações ou que te trazem alegria.
– Quando iniciar as instruções, aí é hora de deixar tudo de lado e focar exclusivamente no exame.
– Muito cuidado com sua respiração (faça-o pausadamente);
– Sempre que a tensão subir feche os olhos e respire profundamente por três vezes, inspire pelo nariz e aspire pela boca;
– Quando iniciar o seu exame procure-se desconectar do mundo, mantenha o foco na prova sempre;
– Inicie pelos temas que tem maior facilidade e vá avançando até ao fim da prova;
– Mantenha a postura adequada; não fique encurvado sobre os cadernos de perguntas e respostas, isto dificulta respiração e gera fadiga;
– Procure manter seu ânimo elevado, não se permita deixar de acreditar em nenhum momento.

- PUBLICIDADE -