Sonho de estudar na USP começa para 137.581 candidatos no estado

- PUBLICIDADE -

O sonho de estudar na USP, uma das 100 melhores universidades do mundo, começa neste domingo (26) para mais de 137 mil candidatos em todo o estado de São Paulo. Neste ano, 8.402 vagas em 182 cursos de graduação da USP estão em disputa. Outras 2.745 vagas são disponibilizadas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC). O processo de ingresso por esse sistema é administrada pela Pró-Reitoria de Graduação da USP.

A segunda fase do vestibular Fuvest ocorre entre os dias 7 e 9 de janeiro de 2018.
Ao todo, 137.581 estudantes se inscreveram no Vestibular 2018 da Fuvest, quantidade superior às 136.736 inscrições do último ano. Destes, 12.840 são estudantes treineiros. No entanto, os números ainda não superaram o de 2014, quando 172.037 candidatos se inscreveram no vestibular e bateu recorde.
Neste ano, o vestibular conta com algumas novidades, como a inclusão de duas novas graduações: Medicina, em Bauru, e Biotecnologia, em São Paulo, e a reserva de vagas para alunos oriundos de escolas públicas e para os autodeclarados pretos, pardos e indígenas. Sediado na Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), o curso de Medicina é o segundo mais concorrido do processo de seleção da Fuvest 2018, com 105,9 candidatos para uma vaga.

Um curso inédito da USP, a graduação em Biotecnologia é oferecida pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), em São Paulo. A formação interdisciplinar busca preparar os estudantes para o desenvolvimento de atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação nas áreas de biotecnologia da saúde e da agroindústria. Quase 10 candidatos para uma vaga concorrerão a esse novo curso.

A 1ª fase do vestibular da USP ocorre em 105 locais, sendo 59 na região metropolitana de São Paulo e 46 no interior do Estado. As escolas abrirão os portões às 12h30 e às 13h eles serão fechados para o início da aplicação da prova. Não será permitido o ingresso de candidatos após o fechamento dos portões. O candidato poderá retirar-se do local a partir das 16h.
A Fuvest recomenda que o candidato visite seu local de prova com pelo menos um dia de antecedência. Ao candidato que for realizar provas fora da cidade em que reside, é importante viajar com a necessária antecedência, por precaução.
O resultado da primeira fase será divulgado no dia 18 de dezembro no site da Fuvest (www.fuvest.br).

Relógios não podem ser usados na hora da prova

Para a realização do exame, será necessário levar documento original de identidade (com foto) e caneta esferográfica (tinta azul ou preta). São permitidos, para rascunho, o uso de lápis e borracha. Água e alimentos leves podem ser consumidos durante a prova. O candidato não poderá utilizar ou manipular, em qualquer área do prédio, aparelhos celulares ou qualquer outro tipo de equipamento eletrônico ou de telecomunicação.
Os relógios não poderão ser usados em hipótese nenhuma. Para conferir todas as regras, basta ler o Manual do Candidato 2018.

- PUBLICIDADE -