Câmara aprova a readequação das feiras livres na cidade de Guarulhos


A Câmara Municipal aprovou a proposta formalizada pela prefeitura para readequação das feiras livres em toda cidade. A administração municipal propõe a realização deste modelo de comércio em condomínios residenciais, e também no período noturno. O líder do governo Eduardo Carneiro (PSB) afirma que a medida irá beneficiar a economia local.

“Vai agitar ainda mais o mercado financeiro e gerar economia na cidade. Esta é uma alternativa inteligente do ponto de vista da realização da feira noturna. Este é um modelo que já existe em algumas cidades e que irá sofrer a regulamentação e fiscalização dos órgãos competentes”, explicou Carneiro.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), o transtorno causado pela montagem da estrutura, o horário e a limitação de locomoção dos moradores que habitam nas vias onde estão alocados este tipo de comércio são os principais problemas encontrados atualmente.

“É um benefício para a população e acaba sendo alternativa inteligente de ofertar opções e também pela realização nos grandes condomínios, que hoje se tornaram micro cidades dentro de grandes cidades. Isso são experiências de outras cidades com bons resultados”, concluiu.
Guarulhos conta atualmente com aproximadamente 100 feiras livres espalhadas por toda cidade. Mesmo com a aprovação dos parlamentares, mesma precisa de uma regulamentação específica, incluindo autorizações da Vigilância Sanitária e SDU, além do respaldo do condomínio em que a feira livre será realizada.

Antônio Boaventura
[email protected]

Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -