Guarulhos registra a morte de um macaco no bairro do Marmelo


A Prefeitura de Guarulhos investiga a morte de um macaco encontrado em um pesqueiro na estrada dos Veigas, no bairro do Marmelo, nesta terça-feira (28). Um veterinário do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) foi até o local, realizou a necropsia do animal e colheu material, que foi enviado ao Instituto Adolfo Lutz, na Capital. O resultado dos exames, que deve ser divulgado na próxima semana, poderá comprovar se a causa do óbito está relacionada ou não à febre amarela silvestre.
Como medida preventiva, profissionais de saúde também foram deslocados à região para vacinar as pessoas que trabalham no pesqueiro e os freqüentadores. A orientação à população inclue a vacinação e o uso de repelentes.

Para os moradores da região do Marmelo, a UBS mais próxima que oferece as doses contra a febre amarela é a Bananal, que fica na rua Martinica, nº 220. Já os freqüentadores do pesqueiro, podem procurar qualquer uma dessas 27 unidades, cujos endereços estão disponíveis no site da Prefeitura: www.guarulhos.sp.gov.br/pagina/ubs.

Em uma situação como essa, de aparecimento de macaco morto, a Defesa Civil deverá ser imediatamente acionada pelo telefone 199, para a adoção das medidas zoosanitárias pertinentes. Entre as medidas está a de nunca mexer no macaco nem tirá-lo do local encontrado. É importante destacar que o animal não transmite a febre amarela, mas é apenas uma vítima do vírus, não representando ameaça às pessoas. A preservação de sua vida é fundamental para o monitoramento da doença, além do que matar um animal silvestre é crime.

Como forma de prevenção, a Secretaria de Saúde recomenda que a população mantenha distância das matas, uma vez que as pessoas que contraíram febre amarela no Brasil até hoje residiam em área rural ou adentraram em ambientes florestais e não eram vacinadas contra a doença. Portanto, os casos registrados no país foram todos de febre amarela silvestre e não urbana, cuja última ocorrência foi em 1942.

Até o momento, Guarulhos já vacinou preventivamente mais de 100 mil pessoas nas 27 Unidades Básicas de Saúde (UBS) que oferecem as doses contra a doença: Palmira, Continental, Vila Rio, Morros, Santa Lídia, Seródio, Haroldo Veloso, Carmela, Lavras, Soberana, Ponte Alta, Santa Paula, Álamo, Aracília, Piratininga, Cambará, Cabuçu, Recreio São Jorge, Novo Recreio, Belvedere, Primavera, Acácio, Bananal, Santos Dumont, Fortaleza, Água Azul e Bambi.

Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -