Formador de atletas olímpicos, Coliseu trabalha inserção social através do Boxe

- PUBLICIDADE -

Levar a nocaute as mazelas sociais é o maior objetivo do Coliseu Boxe Center em qualquer temporada. Com unidades em regiões carentes da cidade, o clube esportivo tem como histórico a formação de atletas com disputa de Jogos Olímpicos. Entre eles estão Yamaguchi Falcão, medalha de bronze em Londres-2012, Adriana Araújo, bronze também nos Jogos realizado na cidade britânica, e Robson Conceição, ouro nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
“O boxe é um meio de aprendizado pra mim. Ele me ensina a ser alguém melhor, me dá disciplina e me ensina a respeitar as pessoas. Nos ensina, também, não ser campeão somente no ringue, mas também na vida”, disse o estudante Isac Santos, de 17 anos.

Com mais de 20 anos de existência, a iniciativa é mantida pelos fundadores, o casal Willian Paiva e Maria Elena Paiva, e já beneficiou mais de oito mil pessoas. A revitalização do espaço localizado no bairro dos Pimentas contou com o apoio da GRU Airport, além da presença de ícones das artes marciais e das lutas no Brasil. Naquela unidade, o Coliseu atende aproximadamente 700 jovens.

“Temos vários campeões ao longo desta história – latino, brasileiro, dos ringues, paulista e mundial. Com nós passou o Yamaguchi Falcão, Everton Lopes, o Robson Conceição, que são ícones do esporte hoje. O fundamental para o projeto é formar campeões na vida. As vitórias são consequência”, declarou Adilson Lima, vice-presidente do Coliseu Boxe Center.

Na última edição dos Jogos Abertos do Interior, disputado em cidades da região do Grande ABCD, o Coliseu cedeu para a cidade de Guarulhos 14 atletas para as competições de boxe. Por lá, foram conquistadas 12 medalhas – cinco de ouro, dois de prata e outras cinco de prata.
“Nos Jogos conseguimos vencer adversários qualificados e que fazem parte da seleção brasileira. Mas, usamos o esporte como ferramenta de transformação, inclusão social e prevenção. Tanto que ao longo desses 21 anos de existência foram mais de 8 mil pessoas assistidas”, concluiu.

Antônio Boaventura
[email protected]
Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -