Trem fará a ligação de Guarulhos a capital em menos de 20 minutos

- PUBLICIDADE -

A Linha 13-Jade, da Companhia Paulistas de Trens Metropolitanos (CPTM), permitirá a ligação de Guarulhos a capital paulista em menos de 20 minutos. O ramal tem início na Estação Engenheiro Goulart, na capital paulista, com destino à Estação Aeroporto, passando pela Estação Cecap. A expectativa é que a nova linha entre em operação em 2018.

No total serão 12,2 km de extensão, sendo que uma parte do trajeto será feita em superfície (4,3 km) e outra em elevado (7,9 km). A expectativa é que o intervalo entre os trens seja de oito minutos, para atender uma demanda diária de 120 mil passageiros. Além disso, para maior conforto dos passageiros os trens vão dispor de bagageiros.
As intervenções começaram no final de 2013 e, segundo o governador Geraldo Alckmin, devem ser concluídas em março de 2018. “As pessoas quando vêm para o aeroporto correm o risco de ficarem paradas nas marginais, na Ayrton Senna ou na Dutra. Só há um caminho: transporte de alta capacidade e qualidade que é o transporte sob trilhos. Teremos os dois aeroportos integrados a rede ferroviária”, afirmou o governador nesta quinta-feira (7), durante o lançamento das vigas 65 e 66 da Linha 13-Jade em Guarulhos.

Para as duas estações guarulhenses, o projeto contempla oito trens de oito carros que serão diferenciados com a disponibilidade de bagageiros para os passageiros que desembarcarão no aeroporto possam levar suas bagagens com segurança e facilidade. A tarifa será de R$ 3,80. O passageiro que desembarcar na estação Aeroporto terá a sua disposição ônibus ofertados pela GRU Airport, concessionária responsável pela gestão do Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos, em Cumbica, para locomoção entre os terminais.

A linha contará com oito trens de oito carros que serão diferenciados com a disponibilidade de bagageiros para os passageiros que desembarcarão no aeroporto possam levar suas bagagens com segurança e facilidade.
Em paralelo às obras iniciadas, a CPTM abriu licitação para desenvolvimento do projeto funcional para a extensão da linha em Guarulhos até a região do Bonsucesso. A expansão da Linha 13-Jade é uma demanda apresentado pelo município desde que o governo do estado iniciou a obra. A Prefeitura solicita a expansão para atender às regiões do São João, Presidente Dutra e Bonsucesso.

- PUBLICIDADE -