A Linha 13-Jade, da Companhia Paulistas de Trens Metropolitanos (CPTM), permitirá a ligação de Guarulhos a capital paulista em menos de 20 minutos. O ramal tem início na Estação Engenheiro Goulart, na capital paulista, com destino à Estação Aeroporto, passando pela Estação Cecap. A expectativa é que a nova linha entre em operação em 2018.

No total serão 12,2 km de extensão, sendo que uma parte do trajeto será feita em superfície (4,3 km) e outra em elevado (7,9 km). A expectativa é que o intervalo entre os trens seja de oito minutos, para atender uma demanda diária de 120 mil passageiros. Além disso, para maior conforto dos passageiros os trens vão dispor de bagageiros.
As intervenções começaram no final de 2013 e, segundo o governador Geraldo Alckmin, devem ser concluídas em março de 2018. “As pessoas quando vêm para o aeroporto correm o risco de ficarem paradas nas marginais, na Ayrton Senna ou na Dutra. Só há um caminho: transporte de alta capacidade e qualidade que é o transporte sob trilhos. Teremos os dois aeroportos integrados a rede ferroviária”, afirmou o governador nesta quinta-feira (7), durante o lançamento das vigas 65 e 66 da Linha 13-Jade em Guarulhos.

Para as duas estações guarulhenses, o projeto contempla oito trens de oito carros que serão diferenciados com a disponibilidade de bagageiros para os passageiros que desembarcarão no aeroporto possam levar suas bagagens com segurança e facilidade. A tarifa será de R$ 3,80. O passageiro que desembarcar na estação Aeroporto terá a sua disposição ônibus ofertados pela GRU Airport, concessionária responsável pela gestão do Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos, em Cumbica, para locomoção entre os terminais.

A linha contará com oito trens de oito carros que serão diferenciados com a disponibilidade de bagageiros para os passageiros que desembarcarão no aeroporto possam levar suas bagagens com segurança e facilidade.
Em paralelo às obras iniciadas, a CPTM abriu licitação para desenvolvimento do projeto funcional para a extensão da linha em Guarulhos até a região do Bonsucesso. A expansão da Linha 13-Jade é uma demanda apresentado pelo município desde que o governo do estado iniciou a obra. A Prefeitura solicita a expansão para atender às regiões do São João, Presidente Dutra e Bonsucesso.

19 COMENTÁRIOS

  1. Otimo. Mas é um absurdo a linha chegar apenas ao terminal 1 os passageiros terem de utilizar is ônibus do aeroporto.
    A verdade é que o concessionário no Aeroporto de Garulhos não permitiu que as estações fosse direto nod terminaia 1, 2 e 3… pra não perder o serviço dos ônibus…..

  2. Prezados senhores,
    Esse meio de transporte vai ajudar em muito a população de Guarulhos.
    Mas futuramente espero que providenciarão uma linha intermediária ligando ao centro.
    Grato!
    Edilson

  3. Guarulhense de coração, à 35 agradeço ao governador Geraldo Alckmin pelo empenho para trazer o trem para guarulhos, agora faça chegar a Bonsucesso, meus netinhos que ainda estão por vir, vão adorar.

  4. O correto seria interligação entre Guarulhos e Congonhas como é feito no resto do mundo aeroporto a aeroporto acabando com monopólio feito pelo transporte privado de ônibus

  5. Desde que era criança ouvia dizer sobre isso….que um dia haveria trem aqui no aeroporto… hj tenho 40 anos ágora parece que sai do papel… sou vizinho do aeroporto Internacional de Guarulhos desde nascência.

  6. Na verdade essa linha teria que ligar direto com o terminal rodoviário do Tietê saindo do aeroporto e beneficiando vários bairros de Guarulhos o centro da cidade parque novo munda e outros bairros da zona Norte de São Paulo. Assim aliviaria bastante o transito em todos esses bairros , também desafogando as marginais pois os usuários gastariam 15 a 20% do tempo que gastam hoje pra chegarem aos seus destinos.

  7. Se vocês prestaram bem atenção está citado à cima que essa linha está sendo feita para passageiros ( que vão pegar um voo ou desembarcar de um voo), e não para trabalhadores. Se eles quisessem beneficiar a população de guarulhos eles tinham feito um linha ferroviária até o centro de guarulhos, facilitando o acesso ao centro de São Paulo. Sem contar que a Linha vai terminar no terminal 1, são menos de 2 km que faltam pra que a linha chegue ao terminal 2 e 3, qual motivo de não ter ido até lá?, Pelo simples fato de não afetar a grande demanda de taxistas que atuam no aeroporto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here