Alckmin assina convênio para destinar verba de segurança no trânsito para Guarulhos

O Governador de São Paulo, assina Convênios do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. e Protocolo de Intenções do Movimento Paulista de Segurança no TrânsitoData: 12/12/2017. Local: São Paulo/SP. Foto:Gilberto Marques/A2img
- PUBLICIDADE -

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta terça-feira, 12 de dezembro, convênio do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito com mais seis municípios da Região Metropolitana de São Paulo para a destinação de R$ 11 milhões a serem investidos em ações com foco na redução de acidentes e mortes. O valor é proveniente de multas do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP).

As cidades beneficiadas desta vez com a iniciativa são Barueri, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Itaquaquecetuba, Mauá e São Bernardo do Campo. A cerimônia foi realizada no Palácio dos Bandeirantes e reuniu prefeitos e secretários de trânsito de outros sete municípios com os quais também foram firmadas parcerias: Botucatu, Campinas, Hortolândia, Itapeva, Jaú, Limeira e Salto. No total, as 13 prefeituras receberão quase R$ 21,1 milhões.

“Aqui estamos tratando como uma vacina essa que é a terceira causa de morte no mundo todo. Não é doença, é acidente rodoviário. E geralmente perto das cidades onde tem mais bairros, cruzamentos, pessoas andando a pé, de bicicleta”, explicou o governador. “Por isso resolvemos fazer esse programa e fomos buscar o dinheiro da multa. Aquele que comete infração, ele vai financiar a segurança no trânsito”, comentou.

“A união de esforços de todos, governo estadual, municipal e sociedade civil, é fundamental para salvarmos cada vez mais vidas no trânsito. O valor destinado às prefeituras será revertido em ações para a segurança no trânsito, como campanhas educativas, melhorias em calçadas, semáforos inteligentes, rotatórias e sinalização”, ressalta Maxwell Vieira, diretor-presidente do Detran.SP.

Na ocasião, também foi autorizado realizar convênio com mais 36 cidades. Além de apoio técnico para criação de projetos, as parcerias preveem também recursos financeiros para viabilizar melhorias viárias e ações de educação para o trânsito.

“Com essa nova leva de assinaturas, avançamos, em apenas dois anos, de 15 para 103 municípios conveniados ao Detran.SP e Movimento Paulista. As parcerias são o ponto de partida para projetos que tornam nossas ruas e estradas mais seguras”, afirma a coordenadora do programa, Silvia Lisboa.

Entre os critérios para a escolha das cidades estão o número de habitantes e a proporção de óbitos causados por acidentes de trânsito. As fatalidades nos novos 36 municípios que serão conveniados (lista abaixo) correspondem a 10% das ocorrências do estado em 2017. A partir de agora, o Movimento Paulista passa a beneficiar 103 cidades que abrigam 78% da população e registram 69% das mortes no trânsito.

- PUBLICIDADE -