Ranking estadual aponta Guarulhos como segunda cidade do estado em consumo energético

- PUBLICIDADE -

Guarulhos é a segunda cidade do estado em consumo energético, ficando atrás apenas da capital. A constatação faz parte do Ranking Paulista de Energia divulgado pela Secretaria de Energia e Mineração de São Paulo que apontou o município a frente das cidades de Campinas, Santo André e São Bernardo do Campo.

O Ranking Paulista de Energia apresenta o consumo de eletricidade, gás natural, gás comprimido, etanol e derivados de petróleo dos 645 municípios paulistas. Segundo o levantamento, em eletricidade Guarulhos consome 3.149.678 megawatt-hora (MWh), etanol 208.307.236 litros, derivados de petróleo 2.266.481 toneladas, representando uma participação de 6,51% no estado.

Diferentemente do Anuário que apresenta o consumo dos municípios apenas em tonelada de óleo equivalente (toe), no ranking os dados de eletricidade são apresentados em megawatt-hora (MWh), o gás natural e o gás comprimido em metros cúbicos (m³), o etanol em litros (l) e os derivados de petróleo em toe.

O Ranking Paulista de Energia mostra também na unidade toe o total de energéticos consumidos no Estado somando energia elétrica, gás e derivados de petróleo. A participação das cidades no consumo total do Estado é apresentada em porcentagem na última coluna do ranking.

“Essa ferramenta facilita o trabalho das prefeituras no desenvolvimento do seu planejamento energético e ambiental e também da iniciativa privada na realização de projetos que tenham a energia como insumo fundamental para seu desenvolvimento”, explica o secretário de Energia e Mineração, João Carlos Meirelles.

De acordo com a ferramenta, excluindo-se o gás comprimido que é utilizado em apenas quatro municípios, a cidade de São Paulo lidera em 2016 o ranking como a principal consumidora de todos os tipos de energia no Estado. Já a vice-liderança das quatro fontes de energia é ocupada por municípios diferentes.

Na energia elétrica o segundo lugar é ocupado pela cidade de Alumínio, no gás natural aparece Santo André, no etanol está Campinas e nos derivados de petróleo consta Guarulhos. Em caso de empate ou consumo zero de determinado energético os municípios são apresentados no ranking em ordem alfabética.

Reportagem: Rosana Ibanez

Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -