Prefeitura lança documento para padronizar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde

A Prefeitura de Guarulhos lançou nesta quarta-feira (20), no Adamastor Centro, o Documento Norteador para a Atenção Básica da cidade. A publicação tem como objetivo padronizar o atendimento administrativo e aos pacientes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O prefeito Guti (PSB) afirmou que a prioridade na área da saúde serão os investimentos na atenção básica, diferente deste ano que teve a emergência e urgência como foco das atenções da administração municipal.

“Nesse ano a gente focou muito em urgência e emergência, porque não dá para esperar de jeito nenhum, e tem que ser a guinada mais rápida de qualquer governo, principalmente na situação em que a gente pegou. Em 2018 vai ser o ano da atenção básica”, declarou Guti.
Ciente dos problemas existentes na área da saúde no município, o prefeito ressalta que está trabalhando para sanar as deficiências da área, além de apontar possível evolução. Ele também valorizou o empenho da secretaria de Saúde que desenvolveu o documento em oito meses.

“A gente sabe que tem de avançar muito na saúde. E a saúde está avançando. Em oito meses finalizaram o Documento Norteador, sendo que São Paulo demorou dois anos e meio para fazer. Lá eles estão acelerando e aqui à gente voa, por isso a gente fez em oito meses”, explicou.

O documento contém diretrizes que deverão orientar o trabalho das equipes nas UBSs, para uniformizaras ações na rede, respeitando as especificidades e peculiaridades de cada território. O objetivo é reorganizar os serviços, estabelecendo parâmetros e intervenções que possibilitem a equidade, a universalidade do sistema e a articulação em rede dos pontos de atenção, atingindo, assim, resultados satisfatórios em todo o município.

Antônio Boaventura
[email protected]
Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -