Guarulhos concorre para receber Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Hyperloop Transportation Technologies


A Prefeitura de Guarulhos, representada pela Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação (SDCETI) recebeu nesta terça-feira, dia 19, no Hotel Monaco, o Business Development Support da empresa Hyperloop Transportation Technologies (HTT), Ricardo Penzin. Na ocasião, o secretário da SDCETI, Rodrigo Barros, revelou que o município concorre com outras cidades pelo direito de receber um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Transporte de Cargas da HTT, o primeiro da empresa no Brasil, e Penzin realizou uma apresentação da companhia para a imprensa e alguns empresários da cidade.

O prefeito Guti, que participou de um almoço realizado também nesta terça-feira (19) com a Hyperloop e 30 empresários, quando a empresa foi apresentada aos convidados, lembrou da importância da boa relação entre empresas e governo municipal. “Interações como essa entre o poder público e a iniciativa privada são muito importantes. Existe uma relação de interdependência, uma vez que o poder público precisa que as empresas acreditem no município, e elas também necessitam de um suporte do Governo para que possam se instalar e expandir. Isso tudo, claro, gera emprego e arrecadação para a cidade”, afirmou.

Caso a Hyperloop instale seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Transporte de Carga em Guarulhos, considerando uma projeção da própria empresa, serão criados mais de 100 empregos diretos nos primeiros 3 anos de atuação. Além disso, existe a imediata qualificação profissional dos contratados, uma vez que eles poderão participar de projetos globais, além do retorno de 150% do investimento realizado para o município em infraestrutura e outros ganhos.  

Outra consequência da chegada da companhia, caso se concretize, é a aproximação de fornecedores que a Hyperloop possui em diversas partes do mundo com a cidade. Isso incentivará todos os setores do transporte de carga e transformará o município em um epicentro desta área, uma vez que todo o conhecimento desenvolvido no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento será aberto e poderá ser utilizado por todos os parceiros. “Estamos trabalhando junto com o prefeito Guti na transformação de Guarulhos em uma cidade do conhecimento e, nesse processo, está a aproximação com as grandes empresas, sempre com serenidade e reforçando o novo modo de fazer gestão. Estamos fazendo diferente e essa apresentação hoje, do que há de mais inovador em transporte, é um exemplo disso”, comentou o secretário da SDCETI, Rodrigo Barros.    

O Business Development Support da Hyperloop, Ricardo Penzin, agradeceu a recepção que recebeu na cidade e reforçou que o objetivo da empresa é também agregar valor. “A Hyperloop poderia ir para qualquer lugar do mundo e construir seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento. Mas estamos procurando um local que tenha um ecossistema, uma característica de transporte, mão-de-obra, e que seja parceiro”, contou. A decisão sobre a cidade que receberá o Centro de Pesquisa em Desenvolvimento de Transporte de Carga será divulgada no primeiro trimestre de 2018.    

 

Sobre a Hyperloop

A Hyperloop Transportation Technologies (HTT), empresa norte-americana de tecnologia que possui escritórios em Dubai, França e Espanha, entre outras importantes localidades, desenvolve um projeto de transporte de alta velocidade usando em um tubo de baixa pressão que pode atingir 1,2 mil quilômetros por hora, com capacidade diária de 160 mil passageiros. O projeto garante maior mobilidade de pessoas e cargas, utilizando energia renovável e com valores de passagens mais acessíveis do que os cobrados em pontes aéreas. Saiba mais sobre a Hyperloop em http://hyperloop.global/

 

(Assessoria de Imprensa Guarulhos)
Foto: Márcio Lino/PMG

- PUBLICIDADE -