Prefeitura arboriza escolas com plantio de 400 mudas durante 2017

- PUBLICIDADE -

A Prefeitura de Guarulhos, através da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel), levou o programa Ilhas Verdes nas Escolas a 26 estabelecimentos da Rede Municipal de Ensino durante 2017. Em doze meses, foram plantadas 400 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, entre elas jabuticabeiras, uvaias, ipês, jerivás, araçás e patas de vaca, pitangueiras e cerejeiras.

Os técnicos da Sema privilegiaram as escolas localizadas no eixo Cumbica-Pimentas, região que concentra  o maior número de ilhas de calor registradas através do satélite termal da Universidade Guarulhos (Ung). Algumas das EPGs beneficiadas foram Manuel Bandeira, no Parque Alvorada; Jeanete Beachamp, no CEU Pimentas, e Sophia Fantazzini Cecchinato, no Jd. Angélica. Professores e alunos participaram dos plantios e também assistiram a palestras sobre a importância da arborização urbana para a qualidade de vida da população.

PIV
Também durante este ano, a cidade ganhou 8.965, sendo 3.565 delas plantadas com recursos municipais e 5.400 através do PAC Cidade Satélite Cumbica. O trabalho é resultado do Programa Ilhas Verdes (PIV), que visa reduzir as temperaturas das regiões mais quentes da cidade.

Todas as mudas utilizadas no programa foram produzidas no Horto Florestal Burle Marx, no Bonsucesso. Em média, cada árvore tira da atmosfera 162 Kg de CO² nos primeiros 20 anos de vida. Também colaboraram com o PIV em 2017: Colégio Nova Geração, Sesc, Tiro de Guerra, Hospital Geral de Guarulhos, Lions Clube, Cummins Brasil e EDP Bandeirantes.

(Assessoria Imprensa Guarulhos)
Fotos: Fabio Nunes Teixeira / PMG
- PUBLICIDADE -