Prefeitura inaugura espaço do programa Família Acolhedora

- PUBLICIDADE -

A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social da Prefeitura de Guarulhos (SDAS) inaugurou nesta sexta-feira (29), o espaço do programa Família Acolhedora, na avenida Guarulhos, 2200, Vila Augusta. O objetivo é viabilizar a crianças e adolescentes que sofreram algum tipo de violação de direitos, a continuidade da convivência familiar de caráter provisório como preparação para o retorno à família de origem. O atendimento será oferecido a partir de janeiro de 2018, a crianças de zero a dois anos afastadas do núcleo familiar por meio de medida protetiva judicial.

A secretária adjunta da SDAS, Claudia Papotto, salientou o significado do projeto. “A importância desse serviço é que o ambiente familiar será preservado com amor, carinho e respeito com estas famílias acolhedoras, ressaltando que a intenção é que estas crianças retornem ao seu lar”.

O processo de triagem, avaliação e capacitação das famílias é realizado pela equipe de Proteção Social Especial de Alta Complexidade da SDAS, de acordo com a legislação vigente. Cada família pode acolher apenas uma criança, a não ser quando se tratar de grupo de irmãos. Há um termo de adesão das famílias ao serviço, bem como guarda provisória expedida pela Vara da Infância e Adolescência. Tanto a família de origem, quanto a acolhedora recebem acompanhamento técnico, psicológico e social.

(Folhapress)
Foto: Divulgação/PMG

- PUBLICIDADE -