Infectologista revela diferença entre doenças similares como dengue, febre amarela e leptospirose

- PUBLICIDADE -

Daniel Bartmann ressalta que apesar de similares e terem praticamente os mesmos sintomas, doenças como a dengue, febre amarela e a leptospirose possuem suas diferenças. Ele também revela que a reação da vacina leva até 10 dias para que possa reagir no organismo, e dessa forma ter a eficácia desejada.
“A dengue e a febre amarela são causadas pela mesma família de vírus. Já a leptospirose é causada por uma bactéria, embora, ela tenha um quadro clínico parecido. Todas elas causam febre e icterícia”, explicou.

A febre amarela tem como características febre, dores pelo corpo, dor de cabeça, mal-estar, náuseas e vômitos nos primeiros sete dias. Depois deste período ela pode ter uma melhora, mas ainda com febre. Uma terceira fase da doença por febre, choque e sangramentos. É nesse período que pode haver um grande risco de morte entre 20% e 50%. Ela deve procurar um serviço de saúde para ser atendido
A orientação é evitar neste período frequentar parques, sítios e região de matas onde exista mortandade de macacos, que estão sendo atribuídos a febre amarela. Caso seja inevitável, usar repelentes, até por que o vetor da doença é o mosquito. Usar roupas de manga comprida.

Reportagem: Antônio Boaventura
[email protected]
Foto: Fábio Nunes Teixeira

- PUBLICIDADE -