A prefeitura estima arrecadar R$ 474,1 milhões com o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2018. Ainda assim, o valor é 5,5% superior ao arrecadado no ano passado quando foram depositados nos cofres públicos R$ 449,2 milhões com o pagamento do tributo.

No ano passado também foi registrado um índice inferior de inadimplência em relação a 2016. De acordo com dados da Secretaria da Fazenda, em 2016 a inadimplência foi de 39,31% caindo para 38,79% em 2017.

A prefeitura iniciou a postagem dos carnês e nesta terça-feira (09) as primeiras correspondências começaram a chegar aos domicílios dos guarulhenses. A previsão é de que entre os dias 20 e 25 o Correios conclua a entrega dos documentos, que terão vencimentos de 29 a 31 deste mês.

Para quem quiser se antecipar é possível adquirir a segunda via do carnê para pagamento ou verificação dos valores e datas de vencimento pelo link http://fazenda.guarulhos.sp.gov.br/ords/guarulho/f?p=628:9:0. As dúvidas referentes à cobrança podem ser solucionadas por meio do canal de atendimento ao cidadão Fácil.

Com o projeto de congelamento do IPTU, os cidadãos que realizarem o pagamento do imposto dentro do prazo, seja por cota única ou em parcelas, garantem os mesmos valores referentes ao exercício de 2017.

O valor arrecadado com o tributo na cidade é investido em serviços (obras de infraestrutura, pavimentação, entre outros) e equipamentos mantidos pela Prefeitura de Guarulhos. Cerca de 25%, no mínimo, da receita com o IPTU são destinados para a Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE), outros 15% no mínimo são destinados para financiar ações e prestação de serviços na área da saúde, e 5% são destinados para a Câmara Municipal.

 

Descontos beneficiarão contribuintes em dia e quem optar pela cota única

Aos contribuintes que não possuíam quaisquer débitos relativos ao IPTU até o dia 31 de outubro de 2017, foi concedido desconto de 5% sobre o valor lançado para o exercício de 2018, já incluso no cálculo do imposto. Contribuintes que optarem pelo pagamento integral do tributo em cota única, até a data do vencimento da primeira parcela, terão desconto de 10% sobre o valor total, já incluso no boleto de pagamento da cota única.

Aos contribuintes que pagarem o IPTU 2018 até a data do vencimento, seja por cota única ou parcelado, será concedido desconto no exato valor da correção aplicada anualmente à UFG – Unidade Fiscal de Guarulhos, o que garante o mesmo valor pago em 2017, desde que não tenha havido alteração no cadastro do imóvel e que sejam cumpridos os mesmos requisitos de descontos de 2017. Desconto também já incluso no boleto de pagamento.

Em cumprimento à legislação específica, o não pagamento destes débitos dentro dos prazos de vencimento irá resultar na perda do desconto e do congelamento do valor, assim como em acréscimos.

Foto: Ivanildo Porto

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here