Alckmin inicia neste sábado obra de canalização do rio Baquirivu-Guaçu


Em visita ao município, o governador Geraldo Alckmin dará início neste sábado (27) a obra de canalização do rio Baquirivu-Guaçu. O Governo do Estado está investindo R$ 42 milhões na canalização de 2,7 quilômetros do rio, no trecho entre o rio Tietê e as alças de retorno da avenida Natália Zarif, próximo ao Parque Cecap.
A obra é realizada pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e o objetivo é reduzir o risco de inundações nas áreas vizinhas do rio, contribuindo para a proteção da integridade física e material da população residente ao longo do Baquirivu.

O novo canal terá perfil trapezoidal no trecho inicial, 1.620 metros, com 45 metros de largura e cinco metros de profundidade, e perfil retangular no restante, o que permitirá uma vazão de 240 mil litros por segundo na altura da foz com o rio Tietê. O trecho cruza as rodovias Ayrton Senna e Presidente Dutra.
O projeto inclui a construção de uma nova ponte na rua José Marques Prata. A obra integra o programa Várzeas do Tietê e conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A expectativa é concluir o trabalho em 12 meses.

O DAEE investiu a quantia de R$ 3,6 milhões para desassoreamento e limpeza do rio Baquirivu-Guaçu, na região do Jardim São João. Esta ação realizada em cinco quilômetros do rio tem como objetivo reduzir o número de incidentes causados pelas enchentes naquele local.
Além de iniciar as obras do Baquirivu, Alckmin também realizará a entrega de 178 moradias, que fazem parte do programa de compensação social e reassentamento do Rodoanel Norte, e que vivem em situação de aluguel social no município.

- PUBLICIDADE -