Emissão da Carteira do Idoso cresceu 44% em Guarulhos


A procura pela Carteira do Idoso em Guarulhos aumentou 44% em 2017, em relação ao ano anterior. No ano passado, a Prefeitura, por meio da Central do Cadastro Único da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SDAS) emitiu 1.395 Carteiras, enquanto em 2016 foram 970. A Carteira do Idoso garante que idosos acima de 60 anos e que não tenham como comprovar renda individual de até dois salários mínimos, tenham acesso gratuito ou desconto de no mínimo 50%, no valor das passagens interestaduais, conforme estabelecido no Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/03).

Para obter a Carteira, o idoso deve procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de seu município e se inscrever no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico). Ele receberá o Número de Identificação Social (NIS) e o CRAS poderá encaminhar a solicitação. Caso o idoso já tenha seus dados atualizados no Cadastro Único, o CRAS irá verificar o NIS existente e solicitará a Carteira no sistema.

A Carteira do Idoso traz informações de identificação do idoso, do município em que ele vive, o Número de Identificação Social (NIS), além da foto. O benefício da gratuidade ou de desconto no valor das passagens interestaduais aos idosos nos transportes rodoviário, ferroviário e aquaviário é um direito assegurado pelo Estatuto do Idoso de 2003. Atualmente, os idosos com comprovante de renda já têm acesso a descontos ou gratuidade em viagens interestaduais.

Mais informações podem ser obtidas em uma das unidades dos CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), cujos endereços podem ser consultados no site: http://www.guarulhos.sp.gov.br/pagina/centro-de-referencia-da-assistencia-social-cras

- PUBLICIDADE -