Aeroporto e Mamonas Assassinas são destaques do desfile da Gaviões em homenagem a Guarulhos

SAO PAULO, SP, 13.012018 - CARNAVAL-SP - Ensaio técnico da escola de samba Gavioes da Fiel para o Carnaval 2018, no Sambódromo do Anhembi em São Paulo (SP), neste sábado (13). (Foto: Paulo Guereta/Brazil Photo Press/Folhapress)
- PUBLICIDADE -

Ícones da cidade de Guarulhos, o Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos, em Cumbica, e a banda Mamonas Assassinas, que teve fim trágico em março de 1996 após acidente aéreo que vitimou seus integrantes, são os principais destaques da escola de samba Gaviões da Fiel, que faz neste ano homenagem ao município. O desfile da agremiação no Grupo Especial do Carnaval paulistano está previsto para acontece neste domingo (11), às 2h50.

Com o enredo “Guarus… Na aurora da criação a profecia Tupi – Prosperidade e paz aos mensageiros de Rudá”, a escola tem como propósito mostrar detalhes sobre a origem da cidade de Guarulhos, fundada em 1560 pelo padre jesuíta Manuel de Paiva. Para homenagear o município, a Gaviões leva ao sambódromo do Anhembi 2.800 integrantes no desfile do Grupo Especial das escolas de samba de São Paulo.

“A Gaviões escolheu falar de Guarulhos, porque historicamente sempre nos demos bem falando de enredos ligados a cidades. Foi assim em 1999, quando através da lenda de Dom Sebastião, exaltamos o São Luis e o Maranhão, e conquistamos o título, e depois em 2008, com o enredo ‘Nas Asas dos Gaviões, Rumo ao Portal dos Sertões’, que falava sobre Santana de Parnaíba, conseguindo a manutenção no grupo principal”, disse Ernesto Teixeira, intérprete da escola.

“Guarulhos é a segunda maior cidade do estado e, através da lenda dos índios Guarus, vamos cantá-la nesse carnaval. Vamos abordar a sua trajetória, em especial, a dos índios, à porta de entrada para o Brasil e o estado, através do aeroporto de Cumbica. E também falando da busca pelo ouro, a presença dos negros, a música e a cultura, citando os Mamonas”, concluiu.

Antônio Boaventura
[email protected]

Crédito: Brazil Photo Press/Folhapress

- PUBLICIDADE -