Em apenas sete dias, operação de trânsito do Carnaval aplica mais de 600 multas em Guarulhos

- PUBLICIDADE -

A Operação Carnaval 2018 – Trânsito com Segurança contabilizou 2.045 ações desde o seu início na quinta-feira, dia 8, até a Quarta-feira de Cinzas, dia 14. Deste total, agentes de transporte e trânsito registraram 654 autuações, sendo 80% delas em razão de ausência de cinto de segurança e uso de celular ao volante. Outras 380 foram contabilizadas pelos guardas civis municipais (GCM), e ainda 751 nas rodovias estaduais.

Divulgado nesta quarta-feira, dia 14, pela Secretaria de Transportes e Trânsito, o balanço inclui ainda 22 acidentes de trânsito, sendo sete com vítimas, 16 ocorrências de tráfico de droga, 13 remoções de veículos abandonados ou irregulares, nove veículos abandonados notificados, seis capturas de animais silvestres, cinco casos de ameaças ou agressão, quatro depredações, distribuições de milhares de folhetos educativos e preservativos, realizações de testes de HIV/Aids, entre outras.

A ação integrada contou com a participação de 240 profissionais de diversos órgãos que integram o Grupo de Segurança Viária do município: Secretarias de Transporte e Trânsito (STT) e Saúde, Grupamento de Trânsito da Guarda Civil Municipal (GTRAN), unidades operacionais e especializadas da GCM, Polícias Militar, Rodoviária Estadual e Federal. O objetivo da operação foi orientar, prevenir e reduzir acidentes nesta época em que ocorre consumo de bebidas alcoólicas, além de punir os casos de infração à legislação.

Milhares de panfletos com orientação sobre direção segura foram distribuídos por educadores de trânsito da STT durante desfiles de blocos carnavalescos, como o Vermelho e Branco, Carna Cristo, entre outros. As 69 Unidades Básicas de Saúde entregaram 30 mil preservativos masculinos e femininos e realizaram mais de dois mil testes rápidos de HIV/Aids, Sífilis e hepatites, em ação de intensificação de combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Profissionais do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) “Ubiratan Marcelino dos Santos”, da Secretaria de Saúde, fizeram a distribuição de mais de 18 mil preservativos masculinos e femininos nas imediações do Bosque Maia.

- PUBLICIDADE -