Guarulhos já vacinou 715 mil pessoas contra a febre amarela

- PUBLICIDADE -

A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou nesta sexta-feira (16), que já aplicou 715.721 doses da vacina contra a febre amarela na cidade, desde o início da campanha, em outubro do ano passado. O número mostra que mais da metade de toda a população de Guarulhos, estimada em 1,3 milhão de habitantes, já foi imunizada contra a doença.

Quem ainda não foi imunizado deve procurar uma das 69 UBS (Unidades Básicas de Saúde), apresentar comprovante de residência ou de que trabalha na cidade, além de documento com foto para que seja vacinado.

Desde que se deu início à vacinação de doses fracionadas, no Dia D, realizado no último dia 3, todas as 69 promovem a imunização. Na semana passada, a média era de 13 a 15 mil pessoas vacinadas diariamente. Devido ao Carnaval, os números baixaram desde a quarta-feira de cinzas.

Números atualizados

Nesta sexta-feira (16), a Secretaria de Saúde divulgou o balanço dos casos de febre amarela de moradores da cidade. Segundo o boletim, até a última quinta-feira foram registrados 17 casos confirmados da doença. Todos contraídos fora da cidade.

Esta semana, foi confirmado o sexto óbito por febre amarela. Um senhor de 63 anos, residente na região do Pimentas, faleceu no dia 27 de janeiro em decorrência do vírus contraído em Mairiporã, onde esteve entre os dias 5 de novembro e 5 de dezembro; e retornou à região no dia 14 de janeiro. Onze pessoas que contraíram a doença sobreviveram.

Quem deve receber a dose padrão da vacina contra febre amarela?
– Pessoas que vivem com HIV e que tem contagem de células CD4 maior que 350;
– Pessoas que terminaram tratamento de quimioterapia e radioterapia (com avaliação médica);
– Pessoas com doenças hematológicas (do sangue), renais e hepáticas (com avaliação médica);
– Gestantes (com indicação médica);
– Crianças de 9 meses a menores de 2 anos de idade;
– Viajantes internacionais também receberão a dose padrão, uma vez que o Regulamento Sanitário Internacional (RSI) ainda não autorizou a utilização da dose fracionada para a emissão do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP). Deverá ser apresentado no ato da vacinação, comprovante de viagem (boleto de passagem aérea ou hotel, convite para participação em eventos internacionais, entre outros) para países que exigem o CIVP para entrada no país. Essas pessoas podem ser vacinadas no Ambulatório da Criança e na UBS Cecap.

Quem DEVE receber a DOSE FRACIONADA da Vacina Contra Febre Amarela?
– Todas as pessoas a partir de 2 anos de idade sem comprovação de vacinação ou que nunca foi vacinada contra a febre amarela. Idosos precisam de avaliação médica.

- PUBLICIDADE -