Principais fontes de abastecimento de água da cidade de Guarulhos, os reservatórios Alto Tietê e Cantareira apresentaram alta em sua capacidade de abastecimento nos primeiros meses deste ano. Juntos, eles são responsáveis por atender 87% da demanda em todo município.

O sistema Cantareira, que abastece a região central, registrou a marca de 45,5% de sua capacidade de abastecimento em janeiro contra 51% até esta quinta (15). Ou seja, alta de quase 5,5%. Já o Alto Tietê, que atende a região considerada periférica do município, elevou seu nível de 53,8% para 59,2%.
A Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp) afirma que as condições dos mananciais estão dentro do esperado para esta época do ano. Na região sudeste do Brasil, o período chuvoso fica concentrado entre os meses de outubro e março, quando o volume das represas tende a subir gradativamente.

Durante os primeiros 46 dias deste ano, a região que abriga os reservatórios responsáveis por grande parte do abastecimento da cidade receberam 261 mm de chuva. No entanto, o volume está quase 60% abaixo da média histórica para os meses de janeiro e fevereiro em ambos os mananciais.
Contudo, a Sabesp ressalta que a queda no volume de armazenamento é normal para o período de seca, que fica concentrado nos demais meses do ano. Atualmente, o Sistema Cantareira atende aproximadamente 7,5 milhões de pessoas e o Alto Tietê 4,4 milhões. A companhia estimula o consumo consciente da água de forma permanente junto aos seus clientes.

Confira algumas dicas de economia:
– Tome banhos curtos;
– Deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba;
– Não utilize a mangueira para lavar o carro; prefira um balde com água;
– O uso da mangueira também deve ser evitado para lavar a calçada ou o quintal. Dê preferência à vassoura e um balde com água;
– Utilize a lava-roupa e a lava-louça apenas quando elas estiverem na capacidade máxima;
– Antes de lavar a louça, retire o excesso de comida com a esponja; deixe a torneira fechada ao ensaboar.

Antônio Boaventura
antonio.boaventura@guarulhoshoje.com.br

Foto: Ciete Silvério/ A2D/ Fotos Públicas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here