EMTU receberá propostas para corredor de ônibus entre Guarulhos e ABC até março

- PUBLICIDADE -

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) irá receber propostas para o projeto de implantação do corredor de ônibus entre Guarulhos e a região do ABC, até o dia 15 de março. O corredor BRT Perimetral Leste, deverá começar na região do bairro de São Mateus, divisa com a cidade de Santo André, passando pela Zona Leste de São Paulo, percorrendo até o Terminal Metropolitano do Parque Cecap.

O edital do projeto foi divulgado no site da EMTU, e a audiência de apresentação que estava prevista para ocorrer no mês passado, acabou sendo adiada para março, após diversos questionamentos de empresas que estariam interessadas na execução da obra do corredor.
A empresa vencedora desta obra deverá contemplar não somente a questão do corredor, mas também as paradas de ônibus, a instalação do piso rígido, as estações, além da questão de sinalização e iluminação da via. Um dos objetivos da EMTU é facilitar o deslocamento da região do ABC paulista até o Aeroporto Internacional São Paulo-Guarulhos.
Na publicação divulgada pela empresa, o corredor receberá uma demanda de aproximadamente 175 mil passageiros diários, além da possibilidade de passar pela avenida Jacu Pêssego, e a possibilidade de contar com uma linha expressa, que faria todo o percurso do corredor com apenas três paradas.

O Corredor BRT Perimetral Leste está em fase de contratação de projeto executivo, com sessão pública para recebimento de propostas marcada para o dia 15 de março. As propostas recebidas serão analisadas, sem prazo estipulado, pela Comissão de Licitação, levando em conta os critérios preço e habilitação técnica. O edital para a contratação das obras será publicado após a finalização do projeto executivo, prevista para 2019. O projeto básico foi concluído em novembro de 2017.

A reportagem do HOJE entrou em contato com a EMTU, que confirmou a informação, porém, afirmou que o empreendimento foi dividido em dois trechos, sendo o primeiro em Guarulhos, com ampliação do Terminal Cecap e 7,7km de adequação viária entre as avenidas Monteiro Lobato, em Guarulhos, e a rodovia Ayrton Senna; seis estações de embarque e desembarque.

“O segundo trecho percorrerá 14,4km de corredor exclusivo na avenida Jacu Pêssego, na zona leste da capital. Inclui uma Estação de Transferência (Dom Bosco) com integração à CPTM e 15 estações de embarque e desembarque. Será interligado ao corredor planejado pela SPTrans previsto para seguir até o Terminal Metropolitano São Mateus. Com isso, será concluído um novo eixo de conexão perimetral entre Guarulhos e o ABC paulista”.
A EMTU não divulgou quando deverão começar as obras, e quanto à definição das linhas e itinerários do BRT Perimetral Leste, ocorrerá após a conclusão do projeto executivo.

Reportagem: Ulisses Carvalho
[email protected]
Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -