Orquestra Jovem promove “esquenta” para o Samba em Concerto

- PUBLICIDADE -

No dia 24 de fevereiro, sábado, a partir das 10h, a Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos (OJMG) convida músicos guarulhenses ligados à linguagem do samba para encontro no Centro Municipal de Educação e Artes (Cemear). A iniciativa tem como objetivo a construção coletiva do espetáculo “Samba em Concerto”, que será apresentado no dia 3 de março, no Adamastor Centro.

Durante o encontro, o maestro Emiliano Patarra e os músicos elaborarão a montagem do conjunto de samba, que junto com os instrumentistas da OJMG apresentarão repertório dedicado exclusivamente a grandes nomes do samba.
“Este ano, a Temporada da Orquestra Jovem se propõe a ser ainda mais ousada e eclética do que nas edições anteriores, abrindo espaço para que músicos de outras linguagens, como por exemplo, o samba possa mostrar sua arte, unindo a música erudita com a popular e mostrando o que ambas têm de magnífico e deslumbrante”, enfatiza Patarra.
Em 2017, a OJMG também inovou com a apresentação do espetáculo Rock em Concerto, evento que reuniu músicos guarulhenses na execução de obras de grandes nomes do rock internacional, como Led Zeppelin, Deep Purple, The Beatles, Rolling Stones, entre outros.

De samba em concerto a obras de Mozart e Schumann

Além da novidade que será a apresentação do espetáculo “Samba em Concerto”, a Orquestra Jovem também já realizou repertórios de grandes nomes da música erudita, como Mozart e Schumann. Entre os destaques, está à execução da sinfonia “Renana”, de autoria de Schumann, foi composta em 1850, sendo considerado um marco na obra do alemão, uma peça densa, com muita energia e emoção, um grande desafio para os intérpretes.

Já sobre Mozart, a orquestra apresentou a obra “Coroação”, uma composição que explora o contraste entre rigor e doçura, força e sensibilidade. Além disso, houve também a estreia do concerto de flauta durante o ano passado, contando com a presença de Rogério Wolf, que foi o primeiro flautista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) por 25 anos, e é presidente da Associação Brasileira de Flautistas.

Além das apresentações realizadas na cidade, o grupo também participa do Programa Orquestra no Bairro, que difunde a música clássica para toda a cidade, oferecendo composições que marcam o momento em que a grande maioria das pessoas tem o primeiro contato com a música clássica.

Entre as participações nos espetáculos do grupo, está a do maestro João Carlos Martins, que durante o ano passado realizou uma grande apresentação com a orquestra no Adamastor, ressaltando esse intercâmbio do grupo com renomados instrumentistas.

Serviço:
Samba em Concerto
Endereço: Centro Municipal de Educação e Artes (Cemear)
Rua Abílio Ramos, n° 122, Macedo.
Data: sábado (24)
Horário: 10h

- PUBLICIDADE -