Escolas de Guarulhos já podem se inscrever na Olimpíada de Astronomia

Escolas de Guarulhos já podem se inscrever na Olimpíada de Astronomia

O estudo de planetas e estrelas costuma encantar jovens e adultos de todas as idades. Agora, estudantes das 172 escolas da Secretaria da Educação de São Paulo em Guarulhos, podem testar o seu conhecimento no assunto e se inscrever na nova edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). Para participar, as unidades interessadas devem se inscrever até 18 de março no site da organização (www.oba.org.br) e preencher a ficha cadastral disponível. Em 2017, foram mais 1 mil medalhas conquistadas por alunos do Ensino Fundamental e Médio da rede estadual.

Dividida em 4 n√≠veis de dificuldade, a competi√ß√£o tem como principal objetivo incentivar estudantes do 1¬ļ ano do Ensino Fundamental √† 3¬™ s√©rie do Ensino M√©dio a se interessarem pela ci√™ncia. N√£o √© necess√°rio um n√ļmero m√≠nimo de inscritos por escola. As provas devem ser realizadas obrigatoriamente no dia 18 de maio, com o hor√°rio estabelecido pela pr√≥pria unidade.

Al√©m de consultar os pr√≥prios livros did√°ticos, alunos e professores tamb√©m contam com material extra dispon√≠vel pelos organizadores para se preparar. No portal da Sociedade Astron√īmica Brasileira √© poss√≠vel acessar simulados, provas dos anos anteriores e conte√ļdos exclusivos para tablets, smartphones e computadores. Todos os estudantes recebem certificados de participa√ß√£o.

Campe√£ de medalhas

A E.E Glauber Rocha, em Guarulhos, √© a l√≠der do quadro de medalhas da rede estadual. Em 2017, a unidade participou de idas a exposi√ß√Ķes, visitas a planet√°rios, observa√ß√£o no telesc√≥pio da unidade e palestras para preparar os estudantes. Em sua 15¬™ participa√ß√£o na OBA, a escola atingiu o n√ļmero recorde de 127 medalhas.

Deixe seu Coment√°rio