Prefeitura transplanta árvores para o Trevo de Bonsucesso


A prefeitura está realizando o transplante de árvores e palmeiras adultas, num total de 25 espécimes, para compor o paisagismo das alças de acesso, ilhas e canteiros do Trevo de Bonsucesso. O trabalho que teve início há um mês, está sendo executado pela Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), com apoio da Enpavi, empresa responsável pela construção do trevo, que cedeu caminhões munck e retroescavadeiras.

As plantas foram retiradas de área do Shopping Bonsucesso, desapropriada para ampliação da avenida Juscelino Kubitschek e do sistema viário antigo. Com exceção da exótica palmeira Washingtonia, encontrada originariamente nos Estados Unidos e no México, uma delas com 11 metros de altura, todas as demais espécies transplantadas – como ipês, palmeiras jerivá, açoitas cavalo e angicos do cerrado – são nativas da Mata Atlântica regional.

A iniciativa poupa a vida das árvores e palmeiras e está transformando rapidamente a paisagem no local, como explica o secretário de Meio Ambiente, Abdo Mazloum. “Caso não houvesse o replantio, os exemplares teriam que ser descartados, o que evitamos, ao mesmo tempo em que proporcionamos um visual que, de outra forma, demoraria até 10 anos para se formar”.

De acordo com técnicos da SEMA, a ação serve também para diminuir os impactos ambientais causados pelas obras do trevo.

- PUBLICIDADE -