Para atingir meta, Guarulhos precisa vacinar 150 mil contra febre amarela

- PUBLICIDADE -

Desde outubro do ano passado, Guarulhos convive com o surto da febre amarela que já vitimou 17 moradores, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. A prefeitura já realizou várias campanhas de vacinação, cuja meta é imunizar 1 milhão de pessoas, mas até o momento, as doses chegaram a 61% da população, ou 856.775 guarulhenses.

Dentro desta proposta, o município, ainda, precisa vacinar aproximadamente 150 mil habitantes. A Secretaria de Saúde explicou que a vacina contra a febre amarela passou a integrar as doses de rotina do calendário nacional de imunização. Portanto, as doses ficarão disponíveis nas unidades de Saúde da cidade durante o ano todo.
O processo de vacinação na cidade começou no dia 28 de outubro do ano passado após a confirmação do diagnóstico de febre amarela em um macaco no Horto Florestal, em São Paulo. Diante da ameaça, o governo do estado, por meio de uma ação cautelar preventiva, acolheu a solicitação da Secretaria Municipal de Saúde e liberou 50 mil doses da vacina para a cidade.

A ação tinha como propósito imunizar, naquele momento, os moradores de três bairros limítrofes com a região de mata da zona norte da capital: Cambará, Recreio São Jorge e Cabuçu. A ação preventiva foi ampliada e, atualmente, as doses contra a doença estão disponíveis em todas as UBS da cidade.

Antônio Boaventura
[email protected]
Foto: Márcio lino/PMG

- PUBLICIDADE -