STT alega que alterações no trânsito da Vila Rio têm diagnóstico positivo

Assunto:Mudança Trânsito av Salgado Filho Local:Salgado Filho Data:23.03.2018 Foto:Sidnei Barros/PMG

A Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) de Guarulhos realizou na semana passada uma série de mudanças nas mãos de direção de algumas vias para avaliar se a experiência proporcionaria a melhoria do trânsito no acesso aos bairros na região da Vila Rio de Janeiro. Para os técnicos da Prefeitura, os resultados foram positivos inicialmente e poderão consolidar a mudança mais para frente.

De modo geral, demonstrou-se a viabilidade de implantação das alterações propostas, porém, ainda será necessário alguns ajustes dos tempos semafóricos e a operação contínua de agentes em alguns pontos, principalmente nos horários de pico. Segundo a STT, houve uma boa aceitação das alterações pelos moradores e comerciantes da região.

De acordo com o secretário de Transportes e Trânsito em exercício, Ticiano Neves, os resultados agora serão levados ao Governo, que será o responsável pela deliberação quanto à pertinência de implantação definitiva ou necessidade de outros estudos.

Mudanças implantadas:

Segundo a STT, a abertura da avenida Benjamin Harris Haniccutt, sentido bairro, conferiu grande fluidez ao trânsito com destino à Vila Rio de Janeiro. Isso só foi possível graças à inversão de mão de direção da rua Lions, que foi necessária em virtude do seu aclive, que não permite a instalação de um semáforo no cruzamento com a Benjamin H. Haniccutt, já que isso inviabilizaria o trânsito de ônibus, que perderia tração na subida.

Em virtude da inversão da rua Lions, houve a necessidade de implantação de mão dupla em toda sua extensão da avenida Salgado Filho, para garantir aos motoristas, principalmente aos ônibus, opção de deslocamento no sentido centro.

Diagnóstico

Segundo Ticiano Neves, no primeiro dia de testes ocorreram alguns congestionamentos na avenida Salgado Filho, sentido Vila Rio de Janeiro, em grande parte, devido ao hábito do motorista que vinha pela avenida Jovita e rua Tocantinópolis, em sempre acessar a Salgado Filho no sentido bairro. Durante os demais dias, o trânsito diminuiu consideravelmente e o impacto inicial da mudança foi superado.

Imagem: Sidnei Barros/PMG

- PUBLICIDADE -