Guarulhos registra mais duas mortes por febre amarela silvestre


Guarulhos registra mais dois óbitos por febre amarela silvestre de moradores da cidade que estavam sob investigação. Os resultados dos últimos exames confirmando a causa mortis foram encaminhados pelo Instituto Adolfo Lutz à Secretaria Municipal de Saúde essa semana. Com isso, sobe para 24 o número de mortes em decorrência da doença, dos 50 casos confirmados até o momento no município.

O primeiro caso é de um rapaz de 21 anos, morador do bairro do Pimentas, que contraiu a doença em visita a um sítio em Guararema entre os dias 16 e 18 de fevereiro. A vítima começou a sentir os primeiros sintomas no dia 2 de março e foi internada no Hospital Carlos Chagas no dia seguinte. No dia 10 foi transferido para o Hospital Lefort, em São Paulo, onde foi realizado transplante de fígado. No dia 17 de março, o paciente não resistiu e foi a óbito.

A outra ocorrência é de um homem de 50 anos, morador do Taboão, que começou a sentir os primeiros sintomas no dia 19 de fevereiro. No entanto, procurou por atendimento médico somente no dia 6 de março, no Hospital Geral de Guarulhos, onde foi a óbito na mesma data. Em visita domiciliar realizada pela equipe da Unidade Básica de Saúde da regional, UBS Acácio, a família não foi encontrada. Vizinhos relataram que na casa, com características de abandono, residia um casal que por vezes passava temporadas em um sítio, o qual não souberam especificar o local. Portanto, em discussão com o GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) de São Paulo, o caso foi encerrado como Local Provável de Infecção (LPI) indefinido.

Vacinação

Desde outubro passado até a última atualização, realizada no dia 29 de março, 867.178 pessoas foram imunizadas contra a febre amarela em Guarulhos. A secretária-adjunta de Saúde, Graciane Dias Figueiredo Mechenas, pede que a população procure uma das 69 UBS para se imunizar. “Neste sábado, quatro unidades básicas de saúde estarão abertas para vacinar quem tem dificuldade de ir até à unidade durante a semana. Aproveitem o sábado para se proteger”, reforçou o pedido.

As UBS Flor da Montanha, Santa Paula, Palmira e Marcos Freire são as unidades que serão abertas neste sábado (7), das 8 às 16 horas, pelo programa Saúde Agora, para prestar atendimentos como consultas médicas e odontológicas, atualização da carteira de vacinação, testes rápidos, coleta de papanicolau e vacinar a população contra a febre amarela.

- PUBLICIDADE -