Guarulhos tem mais de 8 mil crianças que aguardam por vaga em creche municipal

- PUBLICIDADE -

A espera por uma vaga em uma creche municipal é o drama de muitas mães guarulhenses, e de acordo com a administração municipal, o número de crianças que aguardam em lista de espera da rede municipal é de 8.500. A prefeitura afirmou que iniciou o ano de 2017 com um déficit de nove mil, porém, até dezembro do ano passado, a administração alega que encerrou o ano com 2.854 crianças na lista de espera.

A unidade com o maior número de crianças na lista de espera é a Escola da Prefeitura de Guarulhos (EPG) Álvaro Mesquita, localizada na rua Guimarães Rosa, n° 92, no bairro Jardim Munira, com 505 crianças na lista de espera. O número é parecido também com a EPG Martins Pena, localizada na rua Santa Maria do Salto, n° 70, no bairro do Pimentas, a creche tem uma lista com aproximadamente 400 crianças.

Sobre a previsão de inauguração de novas creches para este ano, a prefeitura afirmou que existe a previsão de três unidades, porém, não informou a possível data e quais serão as creches a serem inauguradas. “É importante destacar que, até junho deste ano, com o credenciamento de novas entidades parceiras, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer vai abrir quatro mil novas vagas para atendimento das crianças em período integral”.

Entre os fatores que a administração municipal alega para a grande lista de espera é a questão ao índice de natalidade, além da migração de muitas crianças do ensino privado para o público. Se comparado com o início deste ano, o número de espera por vagas em creche diminuiu pouca coisa, já que no mês de janeiro havia 8.991 crianças na lista de espera.

“A última vez que falaram comigo foi para dizer que meu filho estava na posição de número 40 da lista”, afirmou a auxiliar de limpeza  Maria Aparecida dos Santos Silva, 33, moradora do Parque Brasília, região do Pimentas, alegando que o filho de apenas três anos continua na lista de espera da creche Martins Pena.

Reportagem: Ulisses Carvalho

[email protected]

Foto: Ivanildo Porto

 

- PUBLICIDADE -