Desde abril Guarulhos contabiliza a chegada de mais de 200 refugiados venezuelanos

- PUBLICIDADE -

Desde o mês passado, aproximadamente 260 refugiados venezuelanos desembarcaram na Base Aérea de Guarulhos em voos da Força Aérea Brasileira (FAB). Os dados foram divulgados pela Base Aérea, porém, apesar do desembarque, nenhum refugiado ficou na cidade, e todos foram encaminhados para abrigos da prefeitura de São Paulo ou um local de acolhimento do governo de São Paulo.

Em abril os refugiados desembarcaram na base em Guarulhos nos dias 05 e 06. O último desembarque dos refugiados venezuelanos foi realizado na sexta-feira (04), quando chegaram 69 pessoas. Desse número, de acordo com dados divulgados pela Casa Civil do governo federal, cerca de 50 vagas foram destinadas para o abrigo da prefeitura de São Paulo, 10 para o abrigo Missão Paz e outras 10 para o abrigo Centro de Acolhida para Mulheres Migrantes.

Esse processo de interiorização dos refugiados começou no dia 05 de abril, quando os primeiros venezuelanos foram encaminhados para São Paulo e Cuiabá.  Segundo dados oficiais, mais de 145 mil venezuelanos pediram refúgio em outros países desde 2014, sendo que mais de 94 mil obtiveram status de refugiado apenas em 2017. A maioria busca refúgio nas Américas. Mais de 400 mil conseguiram regularizar sua situação em outros países para estudar, trabalhar e acessar serviços básicos.

Foto: Tenente Kramer/Base Aérea Guarulhos

- PUBLICIDADE -