Guarulhos conta com 235 mil doses da vacina contra a gripe para o dia D

Neste sábado (12), Dia D de Mobilização Nacional da Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe), todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas para intensificar a imunização. A cidade Guarulhos conta com mais de 235 mil doses. O atendimento à população será realizado das 8h às 17h.

Devem se vacinar trabalhadores da saúde, indígenas, pessoas com 60 anos ou mais, crianças (de 6 meses até menores de 5 anos), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com doenças crônicas (com solicitação médica) e professores.

Também estão sendo imunizadas as pessoas privadas de liberdade, incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas (Fundação Casa), bem como funcionários do sistema prisional. No entanto, as doses contra a Influenza protegem contra o vírus A (H1N1), A (H3N2) e B. A Campanha segue até o dia 1° de junho em todas as 69 UBS da cidade.

A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Saúde informou que o Governo do Estado encaminhou 316 mil doses da vacina contra a influenza para o município, com as quais 80.915 pessoas já foram imunizadas, de acordo com os dados da última prévia, divulgada nesta quinta-feira (10).

Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais também devem ser imunizadas. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle de doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos em que estão registrados para receber a dose, sem necessidade de prescrição médica.

Antônio Boaventura

[email protected]

Foto: Ivanildo Porto