Saúde Agora abre 4 UBSs no sábado e completa um ano com mais de 45 mil atendimentos

Assunto: UBS Parque CECAP Local: Data:17.01.2018 Foto: Fabio Nunes Teixeira

Mais quatro Unidades Básicas de Saúde vão funcionar neste dia 9, das 8 às 16 horas, para atender a população: Cecap, Novo Recreio, Seródio e Santo Afonso. A abertura de UBS aos sábados integra o programa Saúde Agora que completou um ano neste mês de maio, com o saldo de mais de 45 mil atendimentos efetivamente realizados.

Nesse período foram ofertadas 18.423 consultas médicas e realizadas efetivamente 16.359, uma vez que 2.064 pessoas faltaram na data agendada. Além disso, foram feitas 1.724 consultas odontológicas; administradas 8.784 vacinas; realizados 9.751 testes rápidos para a detecção de doenças como HIV, sífilis e hepatites; bem como regularizadas 2.201 condicionalidades (compromissos) do Programa Bolsa Família.

Sem contar a dispensação de medicamentos nas farmácias dos serviços, as atualizações de cadastro do E-SUS e as ações educativas realizadas, entre outros procedimentos. O atendimento nas UBS aos sábados pelo programa Saúde Agora beneficia tanto as pessoas com consultas previamente agendadas, como aquelas que comparecem espontaneamente às unidades.

Avanço

“O Programa Saúde Agora vem fortalecendo a Atenção Básica como porta de entrada do SUS. Além de ampliar as ações de promoção à saúde para toda a população, em especial, às pessoas que não podem buscar assistência nos dias de semana, a estratégia representa um grande avanço para o monitoramento dos compromissos do Bolsa Família”, destacou  a secretária adjunta de Saúde, Graciane Dias Figueiredo Mechenas.

Por isso, a diretora do Departamento de Assistência Integral à Saúde, Ana Cristina Kantzos, aproveitou para lembrar as mais de 35 mil famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, que precisam ser acompanhadas duas vezes por ano na área de Saúde e ainda não fizeram isso, para que procurem a UBS mais perto de sua residência e regularizem sua situação, para que não tenham seu benefício bloqueado. “É imprescindível também conscientizar as adolescentes que já iniciaram a vida sexual para que compareçam às unidades e realizem papanicolau”, destacou a médica. Pelo Programa Saúde Agora, foram coletados 4.149 exames de papanicolau neste um ano de abertura de UBS aos sábados.

- PUBLICIDADE -