Metrô realiza pesquisa sobre mobilidade urbana em Guarulhos


O Metrô de São Paulo continua a realizar as entrevistas nos domicílios que foram sorteados para participar da Pesquisa Origem Destino (POD). Feita por amostragem, a pesquisa vem sendo realizada desde junho de 2017 em todos os 96 distritos da capital e em Guarulhos e demais 37 municípios da Grande São Paulo.

Considerada a mais completa pesquisa de mobilidade urbana do país, por entrevistar 150 mil pessoas em 32 mil domicílios, a POD apura todas as formas de deslocamentos motorizados (transporte coletivo e individual) e não motorizados (viagens a pé e de bicicleta) realizados na Grande São Paulo e em suas áreas de acesso.

Por meio desta pesquisa é possível saber com precisão para onde as pessoas estão se deslocando, além de descobrir seus motivos e como elas fazem os trajetos. Os dados coletados pela POD permitem a adoção de políticas públicas para o planejamento urbano e da mobilidade.

Segurança para entrevistados

As residências pesquisadas são definidas por sorteio. Os moradores são notificados por carta com as informações sobre a pesquisa, e recebem uma senha e os telefones para contato e agendamento da visita do pesquisador.

Ao chegar para a entrevista, o pesquisador deverá informar uma contrassenha que deve coincidir com a senha da carta enviada à residência. Este método aumenta a confiabilidade, garantindo que se trata de um pesquisador enviado pelo Metrô. O entrevistador deve estar portando um crachá, além de colete na cor azul que facilita a identificação.

A coleta das informações é feita com todos os integrantes da residência para saber quantos, por quais motivos (trabalho, saúde, educação e compras, por exemplo) e como são feitos (por trem, metrô, ônibus, a pé, de bicicleta, de moto, de automóvel) seus deslocamentos ao longo do dia anterior.

O questionário é feito com a utilização de tablets, que tornam o levantamento mais rápido e seguro.

Para saber mais sobre a pesquisa, ou confirmar se sua residência realmente foi selecionada para participar, o morador pode ligar para o telefone 0800 770 77 22

- PUBLICIDADE -