Mutirão de papanicolau coleta 3.795 exames no sábado

- PUBLICIDADE -

A Secretaria de Saúde realizou 3.795 exames de prevenção do câncer de colo de útero somente neste sábado (16), durante o 2º Mutirão para Coleta de Papanicolau. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) abriram das 8h às 16h para atender as mulheres, independente de idade ou de agendamento prévio e mesmo sem pedido médico.

As mulheres que participaram dessa iniciativa serão convocadas novamente para comparecer às UBS, quando o resultado de suas análises ficarem prontas. Em 17 de março passado, a Secretaria de Saúde realizou o 1º Mutirão de Coleta de Papanicolau, que resultou na coleta de 6.642 exames. Aquelas que apresentam alterações são encaminhadas para acompanhamento e tratamento na rede municipal de Saúde.

O objetivo do mutirão é intensificar a coleta do exame preventivo, a fim de detectar precocemente lesões precursoras que não causam sintomas e antecedem o aparecimento do câncer de colo de útero, também chamado de cervical, que é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, sendo a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Quando diagnosticada na fase inicial, as chances de cura da doença são de 100%.

No caso das mulheres jovens, o exame de papanicolau também tem como foco o diagnóstico das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), especialmente o papilomavírus humano (HPV). De acordo com dados preliminares do Estudo Epidemiológico sobre a Prevalência Nacional do HPV, realizado pelo Ministério da Saúde no ano passado, de um total de 2.669 pessoas testadas, entre 16 e 25 anos, a prevalência estimada da doença foi de 54,6 %, sendo que 38,4 % deles apresentaram HPV de alto risco para o desenvolvimento de câncer.

- PUBLICIDADE -