Mais 16 médicos de família passam a atender nas UBS a partir de segunda-feira


Na próxima segunda-feira (25) mais 16 médicos da Estratégia Saúde da Família passam a reforçar o quadro em 12 Unidades Básicas de Saúde que estão com déficit de profissionais. Eles, que iniciaram nesta segunda-feira (18) o curso introdutório na Escola SUS, integram o grupo de 33 generalistas aprovados no último processo seletivo, realizado no mês passado. Todos já foram convocados pela Prefeitura e os que ainda não se apresentaram para início das atividades têm até o próximo dia 21 para assumir a função.

Antes de começar a atender a população, os médicos passam por uma semana de capacitação, que inclui conteúdo teórico e prático sobre o funcionamento e os protocolos da Rede Municipal de Saúde, bem como sobre o SUS. Nesta terça-feira (19), o grupo cumpriu uma agenda externa na parte da manhã, com uma visita à UBS Marinópolis, no Jardim presidente Dutra, para a ação chamada de territorialização.

Por meio dessa ação, que inclui visita a algumas ruas do bairro, os médicos têm a oportunidade de conhecer de perto os problemas de saúde que mais afetam a população de determinado território, bem como as condições locais que interferem nesse processo de adoecimento, como, por exemplo, descarte irregular de lixo, falta de saneamento, entre outros fatores. De volta à Escola SUS, na parte da tarde, a atividade proposta é para que seja discutido e definido o que pode ser feito para melhorar a saúde da comunidade.

“Estou gostando muito, principalmente pela organização do processo seletivo, a maneira como o município trata o médico, a informatização, entre outras coisas. Diferente de outras cidades que se limitam a distribuir uma apostila ao recém-admitido, em Guarulhos é ministrada uma capacitação, apresentada a territorialização. Tudo muito organizado. Eu não esperava por isso”, elogiou o médico Pedro Luiz Rosa, que atuará na UBS Palmira.

Ele, que é formado pela Unicid (Universidade Cidade de São Paulo), já havia feito estágio enquanto estudante de Medicina na UBS São Rafael de 2011 a 2015, por meio do então Programa de Integração em Saúde na Comunidade. “Na verdade, estou relembrando o processo da territorialização. Muitas coisas mudaram e estão ainda melhores, como é o caso da implantação das Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar. Agora, volto a Guarulhos como médico e vou poder apoiar os estudantes residentes”, disse.

Da mesma forma, Cristiane Pascoal, que se formou em 2011 pela Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro, elogiou o curso introdutório. “Em nenhum lugar é assim. Com essa capacitação ministrada pela Prefeitura de Guarulhos, a gente já vai chegar à UBS sabendo o que tem de fazer e como funciona a rede municipal de Saúde. Estou gostando muito dessa proximidade com o gestor e vou fazer sempre meu melhor”, destacou a médica que atenderá na UBS Vila Barros.

Também serão beneficiadas com essas novas contratações de médicos as UBS São Rafael, Munhoz, Recreio São Jorge, Continental, Rosa de França, Santos Dumont, Cumbica (Mário Macca), Cumbica 1, Jacy e Cummins. Além disso, também foram admitidos cinco enfermeiros de Família, dos sete convocados do concurso público vigente, para prestar assistência nas UBS: Santos Dumont, Acácio e Soimco.

As contratações de médicos serão realizadas pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em caráter emergencial, por tempo determinado de 12 meses, podendo o contrato ser prorrogado por até igual período. Essa é mais uma iniciativa da Secretaria de Saúde para completar o quadro de profissionais das UBS e garantir assistência de qualidade à população.

- PUBLICIDADE -