Prefeitura quer ônibus elétrico na cidade; teste será até final do ano

- PUBLICIDADE -

A Prefeitura de Guarulhos prevê até o final deste ano testar a possibilidade de implantar no sistema de transporte coletivo da cidade os veículos elétricos. Em um primeiro momento seria apenas um ônibus com circulação por toda cidade. No entanto, em setembro do ano passado, a administração pública testou este modelo em três linhas.

Contudo, como a proposta se encontra em estudo, tanto o governo municipal quanto a Guarupass, que administra o sistema de transporte coletivo do município, ressalta que não é possível calcular, ainda, os custos do projeto.

“Existe também acordado com o prefeito Guti (PSB) a inserção de um veículo para teste até o final do ano pra fazer uma avaliação de ônibus elétrico na cidade pra poder evoluir nessa tecnologia. Serão 100% bateria e energia renovável”, declarou Márcio Pacheco, diretor executivo da Guarupass.

Com características diferenciadas dos atuais modelos que circulam nas vias guarulhenses, de acordo com a empresa gestora do sistema de transporte público da cidade, os veículos são mais silenciosos e não emitem poluentes. A administração municipal não se pronunciou quanto aos custos.

Em setembro do ano passado, veículos foram flagrados na rua Sete de Setembro, na região central. Os ônibus elétricos fabricados no país e que têm chassis da empresa chinesa BYD, já transitam na cidade de São Paulo, e circularam em testes nas linhas 275 (Cocaia – Shopping Internacional), operada pela empresa Viação Urbana Guarulhos (VUG), 433 (Terminal São João – Terminal Vila Galvão), 453 (Terminal São João – Centro), ambas administradas pela Empresa de Ônibus Vila Galvão.

Antônio Boaventura

[email protected]

 

- PUBLICIDADE -