Exposição de fotos no Adamastor mostra diversidade das manifestações religiosas


Até o dia  9 de julho, diariamente das 9h às 22h, o Adamastor Centro recebe a exposição fotográfica “Devoção: um olhar sobre manifestações de fé”, acervo de imagens dos fotógrafos Renata Nascimento e Arnaldo Xavier. A exposição é gratuita e tem classificação livre.

A mostra é composta por mais de 60 imagens, coloridas e em preto e branco, registradas a partir de 2013 durante manifestações religiosas em cidades como Campinas, entre outras. As fotos expostas registram o cotidiano de festas, louvores, encontros ecumênicos, vestimentas, altares, símbolos e rituais que retratam a diversidade religiosa.

Ao direcionar os olhares sobre as manifestações de fé, os artistas buscam com suas imagens minimizar e desconstruir julgamentos e imposições, valorizando as escolhas individuais de cada um, algo tão necessário nesses tempos.

Haja vista que, com o crescimento dessa diversidade religiosa no Brasil, é verificado também um crescimento da discriminação religiosa, tendo sido criado o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, 21 de janeiro, por meio da Lei nº. 11.635, de 27 de dezembro de 2007, sancionada pelo então presidente Luís Inácio Lula da Silva, como um reconhecimento do próprio Estado da existência do problema. A legislação brasileira proíbe qualquer tipo de intolerância religiosa, sendo a prática religiosa geralmente livre no país.

Olhar sobre as manifestações da fé

A Exposição tem como foco o registro do cotidiano de festas, louvores, encontros ecumênicos, vestimentas, altares, símbolos e rituais que retratam a diversidade religiosa. Os fotógrafos registram, desde 2013, manifestações religiosas em Campinas, Guarulhos e região, além de, ocasionalmente, outros lugares do Brasil.

“Eu comecei esse trabalho ao observar até que ponto as pessoas chegam com a questão da fé, essa dedicação que se manifesta de uma maneira surpreendente”, afirmou a fotógrafa Renata Ferreira do Nascimento, 43, alegando que também existe muito preconceito ainda em relação às manifestações religiosas.

Renata é fotógrafa desde 2002, é guarulhense, e entre os trabalhos autorais destaca-se também Meu Nordeste, uma exposição individual no Espaço de Furnas Centrais Elétricas, no Rio de Janeiro,  Minas Gerais, São Paulo e Brasília, além da atual exposição de Guarulhos que atualmente está no Adamastor, porém, já foi exposta na região de Campinas.

As fotos da exposição também são do fotógrafo Arnaldo Xavier, que nasceu na cidade de Beberibe, no interior do Ceará, trabalha na área desde 2008, além de trabalhos expostos na Universidade Paulista, em Jundiaí, interior de São Paulo, com o título de “Um Olhar sobre a Morte” e “Devoção-Festa de Iemanjá na Praia Grande”.

Serviço:

Exposição “Devoção: um olhar sobre manifestações de fé”

Data: de 20 junho a 9 de julho

Horário: diariamente das 8h às 22 horas

Local: Salão Expositivo do Adamastor Centro

Avenida Monteiro Lobato, 734 – Macedo – Guarulhos

Entrada gratuita

Classificação livre

- PUBLICIDADE -