Pedala Guarulhos será o teste para implantação de ciclorrota na cidade

- PUBLICIDADE -

As secretarias de Trânsito e Transportes (STT), Saúde e subsecretaria de Esportes realizarão, neste domingo (8), o Pedala Guarulhos, que tem como objetivo testar a implantação da ciclorrota na cidade. A iniciativa terá seis etapas e terá percurso de até 40 quilômetros entre o Bosque Maia, no centro, até a região do Bonsucesso.

“Tem como objetivo fomentar a mobilidade urbana. Fizemos uma reunião com o Trânsito e começamos a mapear a cidade, onde incluímos também a Saúde. Pensamos em um trabalho de mobilidade urbana e em fazer uma ciclorrota, onde você vai educar tanto o ciclista quanto o motorista e mostrar que eles podem ocupar o mesmo espaço”, explicou o subsecretário de Esportes, Iltonjorge Roque.

Além da proposta de mobilidade urbana, a iniciativa também promove a exposição de bicicletas antigas, em especial as fabricadas entre as décadas de 1950 e 1970, no Bosque Maia. O Pedala Guarulhos trafega por pontos considerados culturais e turísticos na cidade. Para Roque o investimento em ações esportivas significa menor investimento na área da saúde.

“Por isso que juntamos as três secretarias – Esporte, Saúde e Transportes -, para implantar esse trabalho de lazer, mobilidade, atividade física e trabalho de prevenção. É comprovado que cada R$ 1 investido no Esporte são R$ 4 economizados na Saúde. A gente pensar em unir estas pastas para fazer valer o nosso plano de governo”, enfatizou.

A cada etapa concluída do Pedala Guarulhos será demarcada como trecho de possível implantação da ciclorrota. Serão seis trechos – Bosque Maia até o parque Fracalanza, Piscinão da Vila Galvão e bairros daquela região, Parque Cecap até o Taboão, Taboão ao Jardim São João, Jardim São João ao Jardim Presidente Dutra e Jardim Presidente Dutra ao Bonsucesso.

Antônio Boaventura

[email protected]

Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -