Em fase de teste pelos próximos 90 dias, o aplicativo “Cuida Guarulhos”, em versão beta, atenderá neste período demandas relacionadas a problemas com iluminação pública e buracos nas vias da cidade. Com o propósito de avaliar a capacidade de atendimento das solicitações recebidas, a prefeitura abre o cadastro para apenas 200 usuários. Após os testes, o app estará disponível nas lojas virtuais App Store e Google Play.

O aplicativo, lançado nesta quarta (11), no auditório do Paço Municipal, permite ao cidadão enviar fotos e relatar problemas relacionados à zeladoria. Outros serviços serão adicionados gradativamente e de acordo com a capacidade de atendimento da administração pública. As queixas terão como destino a Secretaria de Governo e, posteriormente, encaminhadas aos responsáveis para a solução dos problemas denunciados.

A plataforma já está em teste por agentes públicos desde fevereiro. Durante este tempo foram recebidas aproximadamente 120 queixas. O prefeito Guti (PSB) entende que a ferramenta aumenta a interação da prefeitura com a população, além de ampliar a capacidade de resolução dos problemas existentes.

“Cuidar da cidade é dever da prefeitura e responsabilidade de todos. E essa ferramenta estimula uma parceria do governo com a população, a fim de colocar em prática a ideia central que estrutura uma administração colaborativa. Além disso, com o ‘Cuida Guarulhos’, o cidadão conseguirá reportar de maneira rápida e desburocratizada os problemas para que sejam tratados de forma mais eficiente”, explicou.

Com a iniciativa, a zeladoria será dividida em duas partes e atendidas pelas secretarias de Obras, Meio Ambiente e Serviços Públicos, além da Proguaru, que terá a responsabilidade pela execução de serviços de zeladoria nas regiões do Cabuçu, Taboão, Vila Galvão, parte de Cumbica e Centro.

Já a Prefeitura de Guarulhos, por meio das secretarias de Serviços Públicos, Obras e Meio Ambiente, ficará responsável pelas regiões do São João, Bonsucesso, Cidade Industrial, parte de Cumbica e Pimentas. O serviço de tapa-valas continua sendo executado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

Antônio Boaventura

antonio.boaventura@guarulhoshoje.com.br

Foto: Ivanildo Porto

 

3 COMENTÁRIOS

  1. A cidade está crescendo verticalmente e o poder público mostra INDIFERENÇA na questão malha viária, saneamento básico onde ruas estreitas atrapalham a circulação abrindo espaço para PROIBIÇÕES (rodízio de veículos ) e grandes condomínios não sendo obrigados a tratar seus esgotos colaborando com a INSUSTENTABILIDADE.

  2. Seria uma boa ele cuidar do transporte público intermunicipal na linha 349TRO ITAIM PAULISTA PQ.BRASÍLIA opera com um único ônibus há muito tempo não tem fiscalização descente para inibir os perueiros que não deixa colocar mais ônibus. Porquê não se junta a EMTU é a PM acabar com essa vergonha!!

  3. Só acredito vendo… E se eu vir, tomara que não tapem os buracos de qualquer jeito, como fazem sempre.
    Tapam hoje, amanhã, abre de novo.
    Guarulhos está entregue às baratas… Principalmente este Trevo de Bonsucesso, que mesmo depois de pronto, tenho certeza de que continuará a mesma merda de sempre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here