App ‘Cuida Guarulhos’ entra em teste para atender tapa buracos e iluminação pública


Em fase de teste pelos próximos 90 dias, o aplicativo “Cuida Guarulhos”, em versão beta, atenderá neste período demandas relacionadas a problemas com iluminação pública e buracos nas vias da cidade. Com o propósito de avaliar a capacidade de atendimento das solicitações recebidas, a prefeitura abre o cadastro para apenas 200 usuários. Após os testes, o app estará disponível nas lojas virtuais App Store e Google Play.

O aplicativo, lançado nesta quarta (11), no auditório do Paço Municipal, permite ao cidadão enviar fotos e relatar problemas relacionados à zeladoria. Outros serviços serão adicionados gradativamente e de acordo com a capacidade de atendimento da administração pública. As queixas terão como destino a Secretaria de Governo e, posteriormente, encaminhadas aos responsáveis para a solução dos problemas denunciados.

A plataforma já está em teste por agentes públicos desde fevereiro. Durante este tempo foram recebidas aproximadamente 120 queixas. O prefeito Guti (PSB) entende que a ferramenta aumenta a interação da prefeitura com a população, além de ampliar a capacidade de resolução dos problemas existentes.

“Cuidar da cidade é dever da prefeitura e responsabilidade de todos. E essa ferramenta estimula uma parceria do governo com a população, a fim de colocar em prática a ideia central que estrutura uma administração colaborativa. Além disso, com o ‘Cuida Guarulhos’, o cidadão conseguirá reportar de maneira rápida e desburocratizada os problemas para que sejam tratados de forma mais eficiente”, explicou.

Com a iniciativa, a zeladoria será dividida em duas partes e atendidas pelas secretarias de Obras, Meio Ambiente e Serviços Públicos, além da Proguaru, que terá a responsabilidade pela execução de serviços de zeladoria nas regiões do Cabuçu, Taboão, Vila Galvão, parte de Cumbica e Centro.

Já a Prefeitura de Guarulhos, por meio das secretarias de Serviços Públicos, Obras e Meio Ambiente, ficará responsável pelas regiões do São João, Bonsucesso, Cidade Industrial, parte de Cumbica e Pimentas. O serviço de tapa-valas continua sendo executado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

Antônio Boaventura

[email protected]

Foto: Ivanildo Porto

 

- PUBLICIDADE -