PEVs recebem mais de 22 mil toneladas de materiais

Assunto: PEV Continental Local: Rua Valdimiro Laurentino Pessoa, 655 - Atrás do CEU Continental Data: 10.02.2015 Foto: Fabio Nunes Teixeira

A Secretaria de Serviços Públicos divulgou o balanço de utilização dos 19 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) da cidade. Os dados se referem aos primeiros seis meses do ano e demonstram que aproximadamente 22.057 toneladas de materiais entre entulhos, solo, poda, móveis e recicláveis foram entregues pela população nos PEVs.

Os materiais recebidos nos PEVs possuem destinação ambientalmente adequada. O entulho da construção civil, por exemplo, é encaminhado à Usina de Reciclagem de RCC da Proguaru, onde é transformado em agregado reciclável e utilizado em obras de pavimentação, edificação e na fabricação de elementos pré-moldados. Já o solo (terra) é encaminhado à Área de Transbordo e Triagem (ATT), da Secretaria de Serviços Públicos, para reserva e reaproveitamento em obras.

No caso da madeira, ela é transformada pela recicladora em cavaco para uso como biomassa. Os recicláveis secos (papel, plástico, vidros e metais), por sua vez, são encaminhados às cooperativas de catadores da cidade. Materiais como sofás e colchões, gesso, e pneus também são encaminhados para recicladoras.

O Secretário de Serviços Públicos, Edmilson Americano, ressalta que a utilização dos Pontos de Entrega Voluntária traz benefícios para cidade, pois os materiais possuem o destino correto. “Os PEVs foram criados para evitar que esses materiais não sejam jogados em vias, praças e rios, o que pode ocasionar enchentes, uma vez que os córregos e as bocas de lobo são, geralmente, o destino final inadequado desse tipo de material. Os Pontos de Entrega Voluntária são mais que equipamentos públicos são instrumentos de cidadania”, afirma Americano.

Pontos de Entrega Voluntária

A Prefeitura disponibiliza uma rede de 19 pontos de Entrega Voluntária (PEVs), onde pode ser feito o descarte adequado de entulho, móveis velhos, podas e outros materiais recicláveis. Os PEVs funcionam de segunda a sexta, das 8h15 às 16 horas, e aos sábados das 8h15 às 15h30. Cada unidade conta com setores de recebimento e acondicionamento temporário dos materiais e área de manobra de equipamentos e veículos, além da parte administrativa. Os endereços estão disponíveis emwww.guarulhos.sp.gov.br, em Serviços Públicos/ PEVs.