Nove linhas da EMTU são canceladas em Guarulhos


A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) cancelou até o mês de maio deste ano, nove linhas de ônibus intermunicipais em Guarulhos. Entre os trajetos cancelados, estão a ligação entre a Vila Mariana ao Aeroporto Internacional de São Paulo- Guarulhos, além do Parque Santos Dumont via Haroldo Veloso até o metrô Armênia.

Em nota enviada ao HOJE, a EMTU afirmou que no período entre janeiro a maio de 2018, houve um aumento da oferta de transporte em 240 linhas, porém, redução em 160 serviços e cancelamento de 28 linhas intermunicipais, sendo Guarulhos a cidade mais afetada. “Medidas como a suspensão de linhas ocorrem em virtude do dinamismo dos serviços intermunicipais que exige a adequação da oferta de transporte ao número de passageiros transportados”.

Somente na região metropolitana de São Paulo, segundo a EMTU, operam cerca de 550 linhas metropolitanas gerenciadas pela empresa, interligando os 39 municípios que compõem a região. A área três, que envolve as cidades de Guarulhos, Arujá, Santa Isabel e Mairiporã, é atendida por aproximadamente 120 linhas, que transportam diariamente 250 mil passageiros.

Os serviços com maior índice de carregamento ligam Guarulhos ao Tucuruvi (linha104) e Guarulhos a Armênia (linha 552), transportando cada um, em média, 10,5 mil usuários por dia. Questionada sobre a possibilidade de criação de novas linhas, mesmo após o fechamento de nove na cidade, a EMTU alega que não há estudos para a criação de linhas. “As análises são realizadas quando se identifica uma demanda de passageiros que pode estar desatendida em virtude de novos polos de atração de demanda, a exemplo de centros comerciais, complexo hospitalar, mudanças no padrão de deslocamento dos usuários, entre outros”.

Confira quais são as linhas intermunicipais canceladas em Guarulhos:

301 TRO Itaquaquecetuba (Rancho Grande) – Guarulhos (Jardim Santa Mena)

105 VP1 Guarulhos/Vila Rosália- São Paulo (Metrô Parada Inglesa)

299 TRO Guarulhos (Aeroporto Internacional de São Paulo) – São Paulo (Metrô Tatuapé), via avenida Doutor Assis Ribeiro

830 TRO Guarulhos (Aeroporto Internacional de São Paulo) – São Paulo (Vila Mariana)

437 TRO Guarulhos (Aeroporto Internacional de São Paulo) – São Paulo (Brooklin Novo)

398 TRO Guarulhos (Parque Santos Dumont) – São Paulo (Via Metrô Armênia)

015 TRO Guarulhos (Terminal Metropolitano Taboão) – São Paulo (Campos Elíseos)

271 TRO Guarulhos (Terminal Metropolitano Taboão) – São Paulo (Terminal Rodoviário Tietê)

599 TRO Guarulhos (Parque Santos Dumont) – São Paulo (Metrô Penha)

- PUBLICIDADE -